Finalização da construção em 1961.

Dia da inauguração. Dr. Abrahão Aun, Primeira Dama do Estado de SP, Leonor Mendes de Barros e Convidado.

Álvaro Penteado (Engenheiro), Dona Antonieta Cunha Bueno do Amaral e Dr. Anésio Augusto do Amaral.

Dr. Abrahao Aun
Dr. Abrahao Aun, Monsenhor Carlos Favorino Marrone
Dr. Abração Aun
Giovanni Corazzari- Doador do Terreno
João Corazzari Filho – Ajudou a formar a Irmandade.
HISTÓRIA

A Irmandade da Santa Casa de Vinhedo, fundada em 1º de maio de 1962, é uma instituição filantrópica e privada, sem fins lucrativos, de médio porte, com a finalidade de prestar assistência médica e hospitalar, a toda população da cidade e região.

Desde o início, sempre esteve atrelada ao desenvolvimento da cidade. A Instituição que se destinava à prática de beneficência e benemerência, recebeu a doação do terreno, donativos e anuidades de pessoas da comunidade, que colaboraram para a fundação e construção do hospital, juntamente com o seu idealizador e patrocinador.

A Santa Casa iniciou suas atividades administrada por uma diretoria, composta de treze membros, tendo como finalidade prestar assistência médica, hospitalar, farmacêutica e dentária, inteiramente gratuitas, a população carente do município, prestando assistência a todos, sem distinção de credo religioso ou nacionalidade.

A Santa Casa recebeu e acolheu a população em todas as especialidades médicas existentes na época, tanto da cidade como das regiões vizinhas: Louveira, Valinhos e Jundiaí.

A instituição é prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), e seu compromisso filantrópico faz com que todos os recursos obtidos sejam aplicados no hospital, garantindo a continuidade da assistência à população.

FUNDAÇÃO DA IRMANDADE DA SANTA CASA (1956 – 1959)

Idealizador – Dr. Abrahão Aun, médico clínico geral, sonhava em construir um hospital para a população da cidade de Vinhedo.

18 de janeiro de 1956 – foi realizada a primeira Plenária da Assembleia Geral de Fundação da Irmandade da Santa Casa de Vinhedo, com a presença dos irmãos fundadores que assinaram o livro de presença, com apresentação do projeto Estatutário da Irmandade, aprovado pela Assembleia.

30 de janeiro de 1956 – formou-se a primeira mesa administrativa da Irmandade da Santa Casa de Vinhedo:

Provedor: Dr. Anésio Augusto do Amaral

Vice: Padre Favorino Carlos Marrone

Primeiro Tesoureiro: Dr. Abrahão Aun

Segundo Tesoureiro: Paulo Storani

Primeiro Secretário: Durval Medeiros Soares

Segundo Secretário: Armando Isoldi

Mordomo: Manoel de Sá Fortes Junqueira

Procurador: Dr. Guerino Mario Pescarini

Mesários: Serafim Piffer, Miguel Bossi, José Matheus, Waldomiro Siqueira, Luiz Rotella

Conselho Fiscal: Mario Damasio e José Von Zuben

Suplente do Conselho Fiscal: Carmelo Consolo, Antonio Medeiros Junior e Odilon Leite Ferraz.

CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL (1959 – 1962)

07 de abril de 1959 – família Corazzari transmite por doação o terreno para construção do hospital.

Sob a denominação de “ A Irmandade da Santa Casa de Vinhedo” e com patrocínio da Imaculada Conceição, foi constituída na cidade de Vinhedo, estado de São Paulo, uma Sociedade que se destina à prática de atos de beneficência e caridade. Foi construída dentro de uma quadra de terreno murada, situada no Jardim Santa Rosa, um edifício hospitalar, e demais edificações, todos por meio de doações e anuidades dos Irmãos.

Os irmãos foram constituídos em quatro categorias: beneméritos, remidos, efetivos e contribuintes. Todos em geral, contribuíram para os cofres da Irmandade, além daqueles que colaboraram grandemente com a construção do hospital e mais obras para melhorias.

INAUGURAÇÃO DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE VINHEDO - 1962

01 de maio de 1962 – foi inaugurada a Santa Casa de Vinhedo, com 50 leitos e 15 funcionários, contando com as especialidades médicas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Ortopedia.

PRIMEIRO CORPO CLÍNICO

Diretor Clínico: Dr. Abrahão Aun