SANTA CASA SE ANTECIPA À LEI SOBRE ‘SAÚDE MENTAL’ E VALORIZA ACOLHIMENTO EMOCIONAL

Juliana conversa com colaboradores da Santa Casa: ‘ombro amigo’ para dar acolhimento no dia a dia do hospital

A Santa Casa de Vinhedo “deu um passo à frente” em relação à aprovação da Lei Federal 14.831/2024, que institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental e estabelece os requisitos para a certificação. A valorização do acolhimento emocional dos colaboradores já é realidade desde setembro de 2023, quando a psicóloga Juliana de Jesus passou a prestar serviço à instituição como voluntária.

Em março deste ano, ela foi efetivada. Juliana também promove palestras, sempre com objetivo de motivar os profissionais. “Penso num conceito mais amplo de ‘Saúde Mental’. A melhor definição seria Saúde Emocional”, destaca.

A psicóloga diz que alguns critérios, protocolos e atividades previstos na legislação ainda têm que ser regulamentados, mas a 14.831/2024 vem para reforçar a valorização do bem-estar dos colaboradores “Olha-se muito para a saúde clínica e pouco para a mental. Mudar isso é fundamental”. De acordo com Juliana, pessoas assistidas emocionalmente são mais saudáveis. “Elas não são apenas ‘funcionárias’, são patrimônios da empresa e seres humanos, amados por seus entes. Não são só peças de uma engrenagem”, continuou.

A psicóloga também promove palestras, com objetivo de motivar os profissionais

‘CANTINHO’

A psicóloga comentou que ficou muito feliz quando viu na Santa Casa de Vinhedo salas de conforto reformadas para o descanso de colaboradores. O Cantinho da Motivação, um dos resultados práticos da atuação de Juliana, também é uma ferramenta da Saúde Mental. “Isso é cuidar do ambiente e estreitar vínculo com as pessoas. Utilizo o WhatsApp e minhas redes sociais para compartilhar vídeos sobre empatia e outros temas. Já estou sendo mais procurada graças ao ‘boca a boca’ das pessoas”, contou.

O programa que Juliana de Jesus coordena na Santa Casa chama-se “Acolher”. Seu lema é “Cuidando de quem cuida”. “Eu adoro trabalhar no hospital. Aqui me sinto acolhida. Atuo com uma abordagem humanista e, se a qualificação técnica é aprimorada no Núcleo de Educação Continuada, e as relações pessoais? Um problema do colaborador, familiar ou financeiro, pode impactar em seu desempenho. Quero ser um ‘ombro amigo’ das pessoas no hospital”, finalizou.