SANTA CASA FAZ MUTIRÃO DE LAQUEADURA E CURETAGEM, BENEFICIANDO 12 MULHERES

A Santa Casa de Vinhedo promoveu no último sábado (29) um mutirão de cirurgias de laqueadura e curetagem. Ao todo, 12 mulheres foram beneficiadas, seis em cada um dos procedimentos.

As cirurgias foram feitas pelo Dr. Adriano Chitacumula, coordenador do departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO) do hospital. Segundo o médico, a laqueadura é feita para evitar gravidez e a curetagem é a limpeza ou raspagem do útero.

Dr. Adriano Chitacumula fez 12 procedimentos no último sábado, sendo 6 curetagens e 6 laqueaduras

“Esta última pode ser realizada em mulheres que sofreram aborto ou naquelas que precisam ter material retirado do útero para biópsia. Neste caso, o procedimento pode ser de caráter preventivo”, explicou Dr. Adriano, que trabalha há 28 anos na Santa Casa.

As 12 cirurgias se iniciaram às 8h e duraram cerca de seis horas. “Um novo mutirão será feito em agosto, ainda sem data definida, pois mais de 50 pacientes que eu atendo precisam realizar os procedimentos”, emendou o ginecologista.

“Promovemos os mutirões regularmente e de forma gratuita, oferecendo toda a segurança aos pacientes. Além da laqueadura e curetagem nas mulheres, são realizadas vasectomias nos homens, como forma de prevenir gravidez indesejada e contribuir com o planejamento familiar”, finaliza o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.

Santa Casa de Vinhedo realiza periodicamente mutirões de laqueadura, curetagem e vasectomia (crédito: Eliel Rezende)