PROGRAMA ‘MATERNIDADE ACOLHEDORA’ DA SANTA CASA ATENDE GESTANTES DA REDE MUNICIPAL

A equipe da Santa Casa de Vinhedo que atua no programa ‘Maternidade Acolhedora’ recebeu, na última semana, a visita da gestante Ionete dos Santos.

Ionete estava acompanhada pela enfermeira Karla, da UBS Dr. Meirelles, e foi recepcionada pela enfermeira responsável pelo programa, Tayná Montesino, e percorreu diversos setores do hospital, conhecendo todo o fluxo que é realizado pelas gestantes (e seus acompanhantes) quando dão entrada em trabalho de parto.

O programa Maternidade Acolhedora recebe as gestantes que são atendidas pela rede pública de saúde e que estejam no terceiro trimestre de gestação.

As pacientes são encaminhadas através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ionete também conheceu alas da Maternidade – os quartos de pré e de pós-parto, berçário e o serviço de triagem pré-natal.

Ao final do programa, ela também recebeu uma pasta com a relação de documentos necessários para registrar o bebê. A futura mamãe recebeu, ainda, um kit com uma ‘naninha’.

“São pequenos mimos que oferecemos como mais uma forma de marcar a experiência da maternidade – e que complementam todos os cuidados e orientações dadas para cada gestante”, comenta Tayná.

As naninhas, aliás, são um capítulo à parte dentro do programa – porque são feitas e doadas por uma voluntária moradora de Valinhos. “A cada mês, recebemos um lote, somos muito gratas a essa senhora”, prossegue Tayná.

O Provedor Julliano Gasparini conta que projetos como o ‘Maternidade Acolhedora’, além de contribuições voluntárias como as naninhas, contribuem para que o acolhimento seja, a cada dia, marca de qualidade no atendimento prestado pela Santa Casa de Vinhedo.