MÉDICO DA SANTA CASA DR. RICARDO LIMA MOSTRA SUAS PAIXÕES: CUIDAR DA VIDA, EM SUAS DIVERSAS FORMAS

Cuidar da vida, em suas mais diversas formas. Essa é a maneira como o médico anestesista Ricardo César de Carvalho Lima conduz a sua rotina. Observador de aves e entusiasta da conservação, Ricardo coleciona belos registros da vida selvagem – e também atua de forma prática em ações que visam reduzir o impacto da atividade humana na natureza.

Ricardo, há quatro anos, presta serviços para a Santa Casa de Vinhedo e encantou a todos quando começou a compartilhar as experiências vividas na mata, desde a infância. Há doze anos fotografa as expedições e viagens e assim, hoje, conta com um acervo rico da biodiversidade do Brasil e do mundo.

O médico, natural de João Pessoa (PB), já fotografou o grupo de animais conhecido como “Big Five”, da África: elefante, búfalo, leopardo, rinoceronte e leão. Mas também tem fotos de centenas de aves e outras espécies do Brasil. Algumas, inclusive, dentro do condomínio onde mora em Campinas. “Bem perto de casa descobrimos aves raras, como o tangará, e também mamíferos como lontra, irara, gato do mato e até onça-parda.”

Ricardo chegou a instalar câmeras na mata para conseguir alguns flagrantes. “Nem mesmo os vizinhos mais antigos sabiam dessa diversidade de espécies”, conta. Durante a pandemia, as saídas na mata perto de casa se intensificaram e renderam alguns cliques, como o pitiguari, a choca-barrada, o garibaldi, além da paca e do cachorro-do-mato. Uma amostra da riqueza de vida, mesmo perto das cidades.

O condomínio onde Ricardo mora integra uma Área de Proteção Ambiental, em Sousas, lugar onde ele atua também em outros projetos de conservação. Um deles envolve um amplo trabalho de conscientização sobre a reciclagem do lixo.

Com a ajuda e o incentivo de Ricardo, o condomínio passou a destinar centenas de toneladas de lixo para o manejo adequado, contribuindo para uma posição ambiental responsável e refletindo até na renda de muitas famílias que trabalham na cooperativa que recebe esses materiais.

“Além de morar, temos que cuidar. Estamos numa área que exige essa responsabilidade da gente”, afirma Ricardo. Atualmente 60% do material recolhido é reaproveitado. Este trabalho com a reciclagem do lixo pode ser conhecido através de um documentário no Youtube, no canal do condomínio San Conrado.

Ricardo Lima, hoje com 69 anos, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e desde 1979 mora em Campinas, com uma breve passagem por Recife, quando esteve a serviço da Força Aérea Brasileira (FAB).

Entre consultas, plantões e procedimentos, a paixão pela fotografia de natureza é o momento de descompressão, algo que transforma o seu dia a dia. Ricardo fotografa em várias cidades da região, do litoral e em todo o Brasil. Alguns registros dele já tiveram, inclusive, destaque no programa Terra da Gente, da EPTV.

Em uma plataforma digital de observadores de aves ele tem mais de 450 fotos registradas, de quase 300 espécies. Entre elas, destaque para as fotos do pato-mergulhão, uma ave extremamente rara e ameaçada, e outras belezas como a saíra-sapucaia, o guaxe e o tiê-sangue.

Compartilhando essas experiências, Ricardo quer dividir os benefícios do contato com a natureza e, também, contribuir para uma maior consciência ambiental da população. E os sonhos sempre passam pela próxima aventura: agora o objetivo é conhecer a Chapada dos Guimarães (MT) e a Chapada dos Veadeiros (GO).

A missão de salvar vidas do Doutor Ricardo é vivida em sua plenitude e envolve também o cuidado com a nossa “casa comum”: a Terra, algo que tem reflexo direto na saúde e na vida de todos nós.

As imagens que ilustram este texto, bem como outras tantas, podem ser admiradas em instagram/sanconradomataviva.