ESPECIAL ‘PRATAS DA SANTA CASA’: KAL TEVE SUCESSO NA CARREIRA E ADOTOU FILHO NO HOSPITAL

A Santa Casa de Vinhedo começa a divulgar hoje a “Pratas da Santa Casa”, uma série de matérias especiais com colaboradores que têm mais de 15 anos de bons serviços prestados ao hospital. São pessoas que muito aprenderam e ensinaram na instituição. Elas contam suas experiências e mostram o orgulho de servir aos pacientes. As reportagens serão divulgadas toda segunda e sexta-feira.

A primeira história é de José Carlos Cozare, carinhosamente conhecido por ‘Kal’. Somadas suas duas passagens, ele tem 27 anos de casa (de 1985 a 2006 e de 2018 até hoje). “A Santa Casa é a extensão da minha casa. Foi onde amadureci profissionalmente”, garante. Com menos de 19 anos, Kal começou sua carreira na instituição. Era estagiário e ajudava no atendimento e na enfermagem. “Também arrumava os quartos e lavava os acessórios usados pelos médicos”, lembra.

José Carlos ainda afinava a ponta das agulhas com pedra de lima e logo foi vendo que estava no caminho certo. “Acabei fazendo o curso de atendente de enfermagem. Tive a certeza de que era o que eu queria para minha vida”.

Atual coordenador do Serviço de Atendimento e Apoio ao Usuário (SAAU) do hospital, Kal se diz muito observador. Foi promovido a coordenador da área administrativa. “Vivi momentos felizes e outros ruins. Já ajudei a desengasgar uma criança e, quando o pai dela me encontra hoje, me agradece por eu ter salvo o bebê. Também atendi meu pai no hospital, após sofrer um infarto. Tinha esperança de vê-lo recuperado, mas ele faleceu. Nem consegui me despedir dele”, revela.

Kal e o filho Edson Vinícius, que tem 34 anos, é formado em Letras e mora em São Carlos

ADOÇÃO

A Santa Casa também marcou a vida pessoal de Kal. Em 1989, ele adotou um menino, na época com 11 meses, que estava internado no hospital. A mãe disse que não tinha condições de sustentá-lo. “Hoje, o Edson Vinícius tem 34 anos, é formado em Letras e mora em São Carlos”, finaliza o pai.

“Esta série especial de reportagens homenageia os profissionais que, com muito amor, passam mais tempo aqui do que ao lado dos familiares e cuidam dos pacientes de forma exemplar. A todos eles, meu respeito e gratidão”, completa o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.

José Carlos Cozare: “A Santa Casa é a extensão da minha casa. Foi onde amadureci profissionalmente”