ENFERMEIRAS DA SANTA CASA PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE ‘NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA’

A equipe de Enfermagem da Santa Casa de Vinhedo participou, nesta quinta-feira (5), de uma oficina para sensibilização e orientação sobre notificação compulsória.

O assunto foi levado ao hospital pela enfermeira da Secretaria de Saúde Maria A. Reis, e integrou o calendário de atividades elaborado pelo Núcleo de Educação Continuada da Santa Casa.

Maria Reis destacou a necessidade do alerta às autoridades sanitárias sobre ocorrências eventuais detectadas em hospitais e unidades de pronto atendimento.

Uma vez feita a notificação compulsória segundo os protocolos do Ministério de Saúde, os governos municipais, estaduais e federal têm ferramentas para elaborar e acompanhar perfis de doenças, identificando focos e surtos, elaborando campanhas educativas, introduzindo novas vacinas no calendário e, por fim, avaliando a eficácia do tratamento aplicado.

O Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, agradeceu pela oficina e enfatizou que o hospital e a Secretaria Municipal de Saúde são parceiros na busca pela excelência do atendimento de nossa comunidade.