SEIS GESTANTES PARTICIPAM DO PROGRAMA ‘MATERNIDADE ACOLHEDORA’, DA SANTA CASA DE VINHEDO
LEGENDA – Tayná (a 4ª da esq. para a dir.) recebeu nesta quarta-feira seis gestantes e a enfermeira da UBS da Vila João XXIII, Clarissa Arrelias (esq.), em mais uma edição do ‘Maternidade Acolhedora’
A Santa Casa de Vinhedo recebeu na tarde desta quarta-feira (9) a visita de seis gestantes que participaram do programa “Maternidade Acolhedora”. A iniciativa reúne semanalmente futuras mamães para que conheçam as dependências do hospital onde serão assistidas na hora do parto. A ideia da Provedoria é a troca de informações da equipe médica e de Enfermagem com as mulheres em fase final de gestação.

Todas elas são monitoradas pela Rede Municipal de Saúde. As grávidas foram recebidas pela coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil, Tayná Montesino Noletto, e ganharam de presente uma naninha, lembrança do programa que é dada às visitantes. Acompanharam as mulheres a enfermeira da UBS da Vila João XXIII Clarissa Arrelias.
No bairro desta Unidade Básica de Saúde reside a gestante Irilândia Lima, de 30 anos, que gostou das informações que recebeu antes de dar à luz Isis Helena, segundo filho da munícipe. O nome homenageia a avó materna do bebê. “Tirei dúvidas sobre o acesso de acompanhantes à Maternidade, os horários de visita e o exame pré-natal. Achei a visita bacana”, disse. “Há três anos, durante a Pandemia da Covid, tive meu primeiro bebê na Santa Casa de Vinhedo. De lá para cá, o hospital evoluiu bastante. Mudou para melhor”, elogiou Irilândia.

As seis visitantes desta semana receberam informações importantes, como ter em mãos, na chegada para a internação, os documentos dos pais para registrar o bebê (o que pode ser feito na própria Santa Casa) e sugestões para montagem dos enxovais, das grávidas e das crianças. “Também orientamos as futuras mães sobre a vacinação do bebê nas primeiras horas de vida e a triagem neonatal, composta pelos testes do pezinho, olhinho, coraçãozinho, bolinha, se for menino, linguinha e o Teste de Ortolani, que avalia o movimento das pernas”, disse Tayná.
“Nossa missão é cuidar das pessoas. As mães precisam deste carinho e das dicas passadas durante a visita ao hospital, para que possam dar à luz da forma mais tranquila possível”, completou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.