SANTA CASA DE VINHEDO PROMOVE EVENTO PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA DOS COLABORADORES

A Santa Casa de Vinhedo vai realizar, nos dias 19 e 20 de fevereiro, mais uma edição do “Comunicação Assertiva”, evento idealizado pela psicóloga do hospital, Juliana de Jesus, para melhorar a forma com que os colaboradores se relacionam, não só no ambiente de trabalho mas nos convívios social e familiar. Na quarta-feira (19), a dinâmica ocorre às 14h, 16h e 20h; no dia seguinte, às 9h, 10h e 20h. Nos dois dias, a iniciativa será na Sala da Psicologia da Santa Casa.

 

Psicóloga Juliana de Jesus (esq.) interagiu com os colaboradores da Santa Casa; objetivo é melhorar a comunicação no dia a dia do hospital

 

Na última quarta (12), Juliana reuniu alguns colaboradores para um bate-papo, visando entender como as pessoas têm se comunicado no hospital. Ela conta que teve a ideia do Comunicação Assertiva baseada em experiências pessoais e no “feed back” obtido no hospital junto a pacientes e profissionais de diversos setores. O projeto foi discutido com a gerente de Enfermagem da instituição, Rosiane Ampudia, que aprovou a ideia. “Vemos aqui e em outros ambientes problemas na comunicação das pessoas, que em muitos casos se mostra ineficiente, errada e até agressiva”, destacou. “A maneira correta de se expressar evita conflitos e aproxima os indivíduos. Para isso, devemos ouvir mais; normalmente falamos mais que ouvimos”, emendou a psicóloga.

 

Uma das dinâmicas do evento foi a antiga brincadeira do “telefone sem fio”, na qual uma pessoa fala algo para outra, que transmite a mensagem para uma terceira e assim por diante

 

Uma das dinâmicas do encontro já feito na Santa Casa por Juliana de Jesus é baseada na antiga brincadeira do “telefone sem fio”, na qual uma pessoa fala algo para outra, que transmite a mensagem para uma terceira e assim por diante. O último indivíduo recebe o recado e fala o que ouviu. Normalmente a mensagem é bem diferente do que a primeira pessoa passou para a segunda. “A receptividade do Comunicação Assertiva foi bem positiva. Queremos estimular a troca de informações mais eficiente e rápida entre todos os setores, o que vai contribuir para um melhor atendimento a pacientes e seus acompanhantes”, completou Juliana.

 

Juliana (dir.) com o primeiro grupo de colaboradores que participou do “Comunicação Assertiva”: “Queremos estimular a troca de informações mais eficiente e rápida entre todos os setores, o que vai contribuir para um melhor atendimento a pacientes e seus acompanhantes”

 

“Pelo ótimo trabalho de nossa psicóloga, oferecemos ferramentas aos colaboradores para que possam se comunicar melhor, o que vai impactar na assistência humanizada aos munícipes que aprimoramos a cada dia”, completou o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.