SANTA CASA DE VINHEDO INICIA TRATAMENTO DE PACIENTES COM AURICULOTERAPIA
A Santa Casa de Vinhedo começou esta semana a tratar alguns pacientes internados na instituição com a auriculoterapia, método terapêutico que usa sementes de mostarda ou cristais para pressionar pontos específicos da orelha que são chaves para o tratamento de diversas doenças. A técnica foi sugerida pelo setor de Fisioterapia, comandado pelo Dr. Murilo Gianocaro Faquinha e o Dr. Thiago Monteiro, e está sendo usada com apoio da Provedoria.
Segundo a fisioterapeuta Victoria Sanchez Silveira Bergamin, neste primeiro momento a auriculoterapia será aplicada em pacientes com dores crônicas, ansiedade e depressão; também vai ser uma ferramenta para ajudar a combater o alcoolismo e o tabagismo. “A ideia é avançar na aplicação e combater outras doenças. Mesmo que o paciente tenha alta, vamos entrar em contato com ele em casa, saber como está, acompanhar a evolução do tratamento e perguntar se ele quer continuar”, revelou. Victoria ressaltou ainda que a técnica ajuda a reequilibrar o organismo da pessoa, tanto o corpo quanto a mente. “Pacientes internados também podem ficar bastante ansiosos e muitos não sabem quanto tempo mais ficarão no hospital. Para eles a auriculoterapia será fundamental”, contou ela.
Os coordenadores da Fisioterapia, Dr. Thiago Monteiro e Dr. Murilo Gianocaro Faquinha, destacam que a técnica será uma ferramenta importante para ajudar no tratamento de pacientes SUS, particulares ou de convênios. “É um procedimento que ajudará na humanização do atendimento às pessoas, complementando os procedimentos da Fisioterapia convencional”, disse Thiago. “A auriculoterapia age como analgésico no combate a dores crônicas e agudas, beneficiando a recuperação motora do paciente”, emendou Murilo.
“Este é mais um serviço que prestamos aos nossos pacientes. A auriculoterapia pode ser feita em qualquer pessoa, independentemente da idade, e vai nos ajudar a atender de forma mais humanizada os munícipes, que merecem todo nosso acolhimento”, completou o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.