‘MATERNIDADE ACOLHEDORA’: PRIMEIRO ENCONTRO DO ANO NA SANTA CASA REÚNE 6 GESTANTES

A Santa Casa de Vinhedo recebeu na tarde desta quarta-feira (15) seis gestantes que participaram do programa “Maternidade Acolhedora”. Foi o primeiro encontro de 2025. A iniciativa recebe semanalmente futuras mamães para que conheçam as dependências do hospital onde serão assistidas na hora do parto. A ideia da Provedoria é a troca de informações da equipe médica e de Enfermagem com as mulheres em fase final de gestação.

 

Todas as gestantes são monitoradas pela Rede Municipal de Saúde. Para o coordenador do departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO) da Santa Casa, Dr. Adriano Chitacumula, o programa auxilia a reduzir a ansiedade antes no nascimento do bebê. “É confortante para toda família receber assistência antes das crianças virem ao mundo. Se as gestantes e maridos forem acolhidos com carinho e orientação vão criar um vínculo com o Corpo Médico, as enfermeiras e com o lugar onde se dará o parto”, revelou o médico.

 

Dr. Adriano (agachado), Tayná (em pé, a 3ª da dir. para a esq.), integrantes da equipe de Enfermagem da Santa Casa e as seis gestantes que visitaram o hospital esta semana

 

As seis mulheres que participaram do Maternidade Acolhedora desta semana receberam informações importantes, como ter em mãos, na chegada para a internação, os documentos dos pais para registrar o bebê (o que pode ser feito na própria Santa Casa) e sugestões para montagem dos enxovais, das gestantes e de seus filhos. As grávidas foram recebidas pela coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil, Tayná Montesino Noletto, e ganharam de presente uma naninha, lembrança do programa que é dada às visitantes.

 

“Nossa missão é cuidar das pessoas. As mães precisam deste carinho e das dicas passadas durante a visita ao hospital, para que possam dar à luz da forma mais tranquila possível”, completou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.