SANTA CASA DE VINHEDO FAZ TREINAMENTO DE RESSUSCITAÇÃO CARIOPULMONAR (RCP)
A Santa Casa de Vinhedo promoveu esta semana um treinamento de seus enfermeiros e técnicos em Enfermagem sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), que é o conjunto de manobras que garantem a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória).
O treinamento foi elaborado pelo Núcleo de Educação Continuada (NEC) do hospital, coordenado pela enfermeira Alcione Maria Soares dos Passos. Falaram aos enfermeiros e técnicos o supervisor de Enfermagem da UTI, Marco Antônio da Silva Souza, e o clínico geral Dr. Alexandre Henrique Firmino.
Os colaboradores receberam informações sobre a necessidade de agilidade no atendimento, o uso mais apropriado dos equipamentos contidos nos carrinhos cirúrgicos, a obtenção de acesso venoso do paciente, a administração dos medicamentos e a importância da recuperação das funções cardiocirculatória e ventilatória espontâneas da pessoa.
Marco e o Dr. Alexandre ainda fizeram demonstrações com o auxílio de um desfibrilador e de respiradores manuais para adultos e crianças. “É fundamental que nossa equipe seja capacitada e atualizada quanto aos procedimentos corretos de assistência a indivíduos com parada cardiorrespiratória. Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, o indivíduo morre”, disse Alcione, que também coordena a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e as clínicas médicas da Santa Casa.
“O aperfeiçoamento constante de nossa equipe é uma das prioridades da atual gestão do hospital. Trabalhamos para oferecer um atendimento correto, seguro e humanizado aos pacientes”, completou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.