‘MATERNIDADE ACOLHEDORA AJUDA A REDUZIR ANSIEDADE PRÉ-PARTO’, DIZ GINECOLOGISTA DA SANTA CASA

O programa “Maternidade Acolhedora”, da Santa Casa de Vinhedo, recebe semanalmente um grupo de gestantes para que elas conheçam as dependências do hospital onde serão assistidas na hora do parto. A iniciativa visa a troca de informações da equipe médica e de Enfermagem com mulheres em fase final de gestação. Todas são monitoradas pela Rede Municipal de Saúde. Para o coordenador do departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO) do hospital, Dr. Adriano Chitacumula, o programa auxilia a reduzir a ansiedade antes no nascimento do bebê, tanto por parte da mãe quanto do pai e demais parentes.

 

“É confortante para toda família receber assistência antes das crianças virem ao mundo. Normalmente não se gosta de hospitais, que têm um rótulo negativo para muita gente. O setor de Maternidade é diferenciado, pois ali nascem os bebês”, destacou o médico. “Se as gestantes e maridos forem acolhidos com carinho e orientação vão criar um vínculo com o Corpo Médico, as enfermeiras e com o lugar onde se dará o parto”, emendou.

 

Ainda segundo o Dr. Adriano, esta assistência personalizada resulta em mais segurança para todos os envolvidos. “Vejo nas gestantes que participam do programa da Santa Casa que elas se ‘sentem em casa’ ao ouvirem as dicas da nossa equipe, o que reduz a ansiedade delas”, finalizou o ginecologista.

 

Dr. Adriano (4º da dir. para a esq.), as quatro gestantes que visitaram a Santa Casa esta semana, seus acompanhantes e enfermeiras da Maternidade do hospital

 

Esta semana, quatro mulheres participaram do Maternidade Acolhedora. Receberam informações importantes, como ter em mãos, na chegada para a internação, os documentos dos pais para registrar o bebê (o que pode ser feito na própria Santa Casa) e sugestões para montagem dos enxovais, das gestantes e de seus filhos. As grávidas foram recebidas pela coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil, Tayná Montesino Noletto, e ganharam de presente uma naninha, lembrança do programa que é dada às visitantes.

 

“Nossa missão é cuidar das pessoas. As mães precisam deste carinho e das dicas passadas durante o Maternidade Acolhedora, para que possam dar à luz da forma mais tranquila possível”, completou o Provedor do hospital Julliano Gasparini.

 

Dr. Adriano Chitacumula: “Vejo nas gestantes que participam do programa da Santa Casa que elas se ‘sentem em casa’ ao ouvirem as dicas da nossa equipe, o que reduz a ansiedade delas”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *