COLABORADORES DA SANTA CASA RECEBEM TREINAMENTO DE DESCARTE CORRETO DO LIXO HOSPITALAR
Um grupo de colaboradores da Santa Casa de Vinhedo recebeu esta semana um treinamento sobre o descarte correto do lixo hospitalar, seja ele orgânico, infectante e perfurocortante. A atividade foi comandada pela enfermeira docente Juliana Rodrigues Cesar de Araújo, da UniAnchieta. A faculdade é uma das instituições de ensino da Região que tem estudantes fazendo estágio no hospital.
Profissionais da UTI, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Maternidade, Pronto Socorro adulto e infantil e Pediatria ouviram a enfermeira Juliana e receberam uma cartilha com a classificação dos resíduos hospitalares e do descarte correto. “É importante que nossos colaboradores sejam orientados para eliminar o lixo corretamente. O saco orgânico é preto, o infectante, branco, e o perfurocortante deve ir para a caixa coletora, evitando que as pessoas e os próprios funcionários das empresas que recolhem o lixo se machuquem”, destacou a enfermeira do Núcleo de Educação Continuada da Santa Casa, Alcione Maria Soares dos Passos.
Os colaboradores da Santa Casa levantaram questões relevantes sobre o descarte de lixo hospitalar, entre elas a necessidade de as agulhas conterem dispositivo de proteção, a importância de haver um lixo para descarte de medicamentos fechados vencidos e o reforço da cultura – junto aos profissionais – de se usar o saco branco só para lixo infectante.
“O treinamento dos nossos profissionais de Saúde é importante não só para capacitá-los para melhor atender a população com segurança como para evitar danos ao Meio Ambiente, em caso de descarte incorreto do lixo hospitalar”, destacou o Provedor do hospital, Julliano Gasparini.