DR. OMAR, GERENTE DOS MÉDICOS DA SANTA CASA, DÁ DICAS PARA MINIMIZAR EFEITOS DO TEMPO SECO EM IDOSOS

Nos últimos dias, o ar seco vem incomodando muitas pessoas em todas as regiões do Brasil, principalmente os idosos e os quem têm problemas respiratórios. Para minimizar os efeitos do tempo seco, o geriatra e clínico geral da Santa Casa de Vinhedo, Dr. Omar Abbas, que também é Gerente dos Médicos na instituição, dá algumas dicas para que os integrantes da Melhor Idade possam se sentir bem.

 

Segundo ele, que também integra o Núcleo Interno de Regulação (NIR) da instituição, a primeira sugestão é ficar atento à hidratação. “Os idosos, assim como pessoas de todas as idades, devem manter uma hidratação adequada e dormir em local arejado. Os ambientes podem ser umidificados. Isso também reduz a chance da manifestação de problemas respiratórios, como asma e rinite. Deve-se evitar banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e, sempre que possível, usar creme hidratante”, revelou.

 

Outra questão importante é o tempo de exposição ao sol. O geriatra aconselha que passeios ao ar livre sejam feitos antes das 10h e após as 16h, com a pessoa usando chapéu ou boné. “Deve-se levar sempre uma garrafa de água nas caminhadas e outras atividades físicas. Idosos têm que passar protetor solar. Medidas simples como essas podem minimizar desconfortos e prevenir complicações”.

 

Dr. Omar: “Ambientes umidificados reduzem a chance da manifestação de problemas respiratórios, como asma e rinite”

 

Se houver qualquer problema mais sério deve-se procurar o médico imediatamente. “É sempre bom que um membro da família esteja junto ou por perto, pronto para socorrer o parente mais velho se for necessário. O idoso não pode se automedicar em hipótese alguma; se toma remédios regularmente deve manter essa rotina. É bom se alimentar à base de frutas, verduras e legumes”, continuou o Dr. Omar. “Manter plantas nos ambientes é muito bom e, quando elas são regadas, cria-se uma sensação de bem-estar”, finalizou o médico.

 

“A Santa Casa de Vinhedo está à disposição para atender pessoas de todas as idades com algum problema agravado pelo tempo seco das últimas semanas”, completou o Provedor Julliano Gasparini.

 

Queimadas por todo o Brasil têm deixado o ar muito seco, o que aumenta a incidência de problemas respiratórios