SETEMBRO AMARELO: SANTA CASA CRIA PAINEL INTERATIVO PARA VALORIZAR COLABORADORES

A psicóloga da Santa Casa de Vinhedo, Juliana de Jesus, com apoio da Provedoria do hospital, criou uma ação diferente para conscientizar os colaboradores da importância de valorizar sua saúde emocional no “Setembro Amarelo”, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Foi criado um painel interativo, na sala ao lado do bazar da Santa Casa, para os funcionários se abrirem em relação a suas aflições e problemas, nos ambientes familiar e de trabalho.

O espaço estará aberto todos os dias do mês e a psicóloga vai – pessoalmente – interagir com quem comparecer nas tardes de quarta-feira e manhãs de quinta.

Segundo Juliana, o slogan da ação é “Você tem o poder de transformar sua vida”. O painel elaborado pela psicóloga mostra mensagens como “Esta é a pessoa mais incrível que você vai ver hoje” e “Todos pela Vida”. A primeira delas tem ao lado uma flor de seis pétalas com um espelho no centro, justamente para o colaborador se ver e ter sua autoestima melhorada. “Ainda haverá na sala um simulador de ansiedade e uma urna na qual a pessoa poderá, se identificando ou não, escrever como está sua vida dentro ou fora do hospital”, continuou Juliana.

Juliana: “Queremos, com todas as ações do Setembro Amarelo, envolver, encorajar e valorizar cada um que trabalha na Santa Casa”

O simulador de ansiedade consiste em uma caixa de PVC preta em que o colaborador entrará, usando uma venda, e ouvirá trechos de músicas que podem deixá-lo mais tenso e incomodado. “Ele também vai tirar a venda no escuro da caixa e lerá mensagens positivas no teto e paredes, que visam deixá-lo bem consigo mesmo e com quem convive com ele. Queremos, com todas estas ações envolver, encorajar e valorizar cada um que trabalha na Santa Casa”, ressaltou a psicóloga. “Espero que todos compareçam, escrevam e falem”, finalizou.

“Apoiamos no hospital as iniciativas voltadas à conscientização e valorização das pessoas, objetivos do Setembro Amarelo em todo o país. Que nossos colaboradores possam aproveitar e se sintam mais acolhidos”, completou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.