ESPECIAL ‘PRATAS DA SANTA CASA’: VALÉRIA ESBANJA ALEGRIA E FORÇA DE VONTADE

A personagem da semana de “Pratas da Santa Casa”, série de matérias especiais com colaboradores que têm mais de 15 anos de bons serviços prestados ao hospital, esbanja alegria e uma história de persistência e força de vontade. Valéria de Fátima da Costa Diz tem 58 anos, 18 deles dedicados à Santa Casa de Vinhedo. Não abre mão do bom humor, com vídeos publicados em suas redes sociais.

Atualmente, ela trabalha no Faturamento, mas já passou pela Lavanderia (onde começou) e Recepção. Em 2006, Valéria – nascida em São José do Rio Preto/SP – morava em Alfenas-MG e, pela TV, viu uma reportagem que citava Vinhedo. “Já queria mudar minha vida. Consegui o telefone do hospital, liguei e disse que queria deixar meu currículo. A funcionária do RH estranhou meu interesse vivendo em outro estado”, lembrou.

Valéria veio para a Terra da Uva, passou no PAT e descobriu que a Santa Casa precisava de gente na Lavanderia. Foi à instituição e conversou justamente com quem havia falado ao telefone. “Queria concorrer à vaga, mas ouvi dela que não haveria entrevista e que a vaga já era minha”.

Sem dinheiro, mas com a cara e a coragem, Valéria emendou dizendo que não tinha condição de tirar cópias dos documentos pedidos, nem para a condução. Conseguiu emprestado o valor necessário e trabalha até hoje no hospital. “Ele foi tudo para mim, foi ‘uma mãe’ e me acolheu. Aqui, fiz amigos de verdade, não só colegas”, admitiu.

Valéria Diz: “A Santa Casa foi tudo para mim, foi ‘uma mãe’ e me acolheu. Aqui, fiz amigos de verdade, não só colegas”

BOA DE VÍDEO

Em 2018, ela começou a postar vídeos nas redes sociais. No primeiro, falou ‘bom dia’, só que era de tarde. “Queria saber se alguém identificaria o erro e o vídeo ‘bombou’. Hoje, uso o Instagram, TikTok e Kwai, onde passo mensagens, canto, danço… Me divirto, às vezes com um ‘veneninho’, para que o internauta também se divirta”, completou Valéria, rindo. Ela possui atualmente quase 11 mil seguidores.

“A série especial de reportagens homenageia os profissionais que, com muito amor, passam mais tempo aqui do que ao lado dos familiares e cuidam dos pacientes de forma exemplar. A todos eles, meu respeito e gratidão”, completa o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.