SANTA CASA RECEBE ‘PEREGRINO DO SAX’ PARA ALEGRAR PACIENTES COM A MUSICOTERAPIA

A Santa Casa de Vinhedo é um dos destinos regulares do músico Hilquias Alves. Acompanhado por seu inseparável saxofone, ele visita hospitais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Circuito das Águas para trazer conforto e alegria a pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Recentemente, Hilquias voltou ao hospital vinhedense e chamou a atenção das pessoas. Elas pediram músicas, tiraram fotos e conversaram com o homem do sax, cuja melodia ecoava nos corredores. No repertório, “My Way”, de Frank Sinatra, e “Hallelujah” (Leonard Cohen), da trilha sonora do filme “Shrek”.

A cada dois meses, o músico faz o “tour” pelos municípios contando com o apoio financeiro de alguns colaboradores, que lhe transferem dinheiro via PIX para que o saxofonista mantenha seu trabalho voluntário. “Em 14 anos, já visitei 132 hospitais de 20 cidades. Meu projeto é feito com amor, para o amor de alguém. Eu troco emoções com quem me ouve tocar. A satisfação do outro lado é, para mim, um ganho total, é o meu bônus”, revela Hilquias.

Acompanhantes de pacientes tiram fotos de Hilquias tocando sax no corredor do hospital

“Nossos pacientes e colaboradores têm regularmente a visita de músicos. Na primeira quinta-feira de cada mês, o maestro Ênio Antunes coloca em prática no hospital a ‘Música no Leito’, iniciativa da atual gestão para melhorar a autoestima e dar conforto às pessoas, principalmente aos enfermos”, destaca o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.

MUSICOTERAPIA

Hilquias Alves e Ênio Antunes (que em maio deste ano abriu a turnê do tenor Andrea Bocelli no Brasil) praticam na Santa Casa de Vinhedo a “musicoterapia”, método que utiliza a música (com vozes ou somente instrumental) para auxiliar no tratamento de pacientes. A iniciativa tem vários benefícios, como a melhora do humor, concentração, memória, movimentos e raciocínio lógico.

Em 14 anos, músico já visitou 132 hospitais de 20 cidades. “Meu projeto é feito com amor. Eu troco emoções com quem me ouve tocar”