SANTA CASA EXPANDE PARA A CIDADE CAMPANHA PERMANENTE PARA ARRECADAR ÓLEO DE COZINHA USADO

A Santa Casa de Vinhedo está expandindo para toda a comunidade a campanha que realiza, de forma permanente, para arrecadação de óleo de cozinha usado. Todo o material é recolhido e destinado para reciclagem.

O ‘Projeto Óleo Sustentável’ existe desde 2023, e é realizado em parceria com a empresa Sitol, de Jundiaí.

Os colaboradores da Santa Casa trazerem em garrafas pet o óleo de cozinha usado em casa. O hospital mantém uma bombona para 50 litros de óleo. Quando a capacidade é atingida, a Sitol é acionada para recolher o óleo e levar para a reciclagem.

O projeto foi idealizado pela enfermeira Alcione dos Passos, que é a coordenadora do Núcleo de Educação Continuada, e pela gerente de Enfermagem Rosiane Ampudia.

A ideia é, além de recolher o óleo doméstico que é trazido pelos próprios colaboradores, também incentivar estabelecimentos comerciais e mesmo donas de casa de Vinhedo que também queiram participar e doar o óleo de cozinha usado.

Empresas que quiserem participar podem procurar a enfermeira Alcione.

O Provedor da Santa Casa Julliano Gasparini enfatiza que é permanente a busca pelo desenvolvimento sustentável também no hospital. “Com essa campanha, ajudamos a diminuir contaminação em rios e riachos”, comenta.

Cada litro de óleo arrecadado é vendido para a reciclagem, também contribuindo para outras ações do hospital.

Doação de óleo de cozinha usado

Coloque o óleo usado em uma garrafa PET

Leve quantas garrafas quiser para a Santa Casa de Vinhedo