SANTA CASA DE VINHEDO CRIA PROGRAMA DE ACOLHIMENTO PARA GESTANTES

A Santa Casa de Vinhedo mantém um programa semanal de acolhimento a gestantes.

A cada quarta-feira, a enfermeira da Maternidade da Santa Casa, Tayná Montesino, recebe as gestantes que são atendidas pela rede pública de saúde e que estejam no terceiro trimestre de gestação.

As pacientes são encaminhadas através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

As gestantes ingressam, assim, no programa ‘Maternidade Acolhedora’. Após serem recebidas na recepção central da Santa Casa de Vinhedo, são apresentadas aos funcionários, recebem informações sobre documentos necessários para internação e ainda como abrir a ficha para atendimento.

Em seguida, as gestantes seguem conhecendo outras alas da Maternidade – os quartos de pré e de pós-parto, berçário e o serviço de triagem pré-natal.

Tayná comenta que o programa foi criado para que as gestantes conheçam todo o fluxo da Maternidade e, também por isso, se sintam mais acolhidas no momento do parto. “Quando as gestantes recebem informações, cria-se um elo de confiança com a equipe”, comenta.

Ao final do programa ‘Maternidade Acolhedora’, as gestantes recebem uma pasta em que constam a relação de documentos necessários para registrar o bebê, um kit com sugestões de enxoval para a mãe e para o bebê e ainda uma ‘naninha’ e uma touquinha.

São pequenos mimos que oferecemos como mais uma forma de marcar a experiência da maternidade – e que complementam todos os cuidados e orientações dadas para cada gestante”.

Além desse programa, a Santa Casa de Vinhedo oferece um curso para as gestantes, que acontece uma vez por mês, e em que as futuras mamães recebem duas horas de informações sobre os cuidados básicos a serem tomados com o recém-nascido.

É um curso para mães de ‘primeira viagem’, em que ensinamos o passo a passo para trocar fralda, o momento do banho e a importância da amamentação. Faço uma apresentação teórica e depois, com uma boneca, peço para as gestantes praticarem o que foi passado”, conta Tayná.

O Provedor da Santa Casa de Vinhedo, Juliano Gasparini, comenta que a Maternidade é um ‘setor nobre’ do hospital, e informa que houve um aumento na taxa de partos da Santa Casa.

A Administradora Lilian Bresser, por seu lado, ressalta que a existência de projetos como os descritos vai ao encontro da busca pelo acolhimento se tornar, a cada dia, a marca de qualidade no atendimento prestado pela Santa Casa de Vinhedo.