SANTA CASA: INFECTOLOGISTA REFORÇA ‘FOCO TOTAL’ NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À INFECÇÃO HOSPITALAR

Os infectologistas fazem o diagnóstico, tratamento e a prevenção de complicações de infecção do HIV, tuberculose, hepatites virais, infecções por bactérias multirresistentes, infecções fúngicas e todos os tipos de infecção. Atendem pacientes com doenças causadas por bactérias, vírus, fungos, protozoários e vermes. O Dr. André Giglio Bueno, coordenador da Infectologia da Santa Casa de Vinhedo, revela que são várias as áreas de atuação destes especialistas. A principal é a assistência aos munícipes em ambulatórios, consultórios, enfermarias e UTIs. “Nosso foco está na prevenção, sempre com boa informação, e no combate sem trégua à infecção hospitalar”, revela.

 

No hospital vinhedense, o médico orienta sobre a aplicação de vacinas e as campanhas de imunização. Dr. André comanda o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. “O SCIH tem interface com o hospital todo, com atenção especial às áreas mais críticas, como a UTI e o Centro Cirúrgico”, explica. Ele destaca ainda que também faz parte do trabalho da Comissão incentivar o uso racional de antibióticos e atuar em sintonia com o setor de Higiene e Limpeza, otimizando as técnicas e reduzindo as chances de transmissão cruzada, além de controlar a qualidade da água e valorizar o tratamento de resíduos.

 

Dr. André: “O SCIH tem interface com o hospital todo, com atenção especial às áreas mais críticas, como a UTI e o Centro Cirúrgico”

 

Prevenção e combate à desinformação caminham juntos, na visão do médico. Isso ficou muito evidente na época da Pandemia da Covid 19. “Devemos valorizar as estratégias de prevenção e a imunização, que foram bastante atacadas por questões políticas, muitas vezes desacreditadas. O Brasil nunca teve problemas com movimentos antivacina e sempre foi exemplo no mundo. As estratégias de comunicação em massa são primordiais. Nosso país deve tirar as lições da Pandemia e retomar sua tradição de excelência com credibilidade quando o assunto é imunização”, destacou o infectologista.

 

“Atender os pacientes de forma humanizada, valorizando a ciência e a capacidade de nossa equipe médica, é a filosofia que norteia nosso trabalho há mais de um ano e meio”, completou o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.