SANTA CASA DE VINHEDO REALIZA TREINAMENTO DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE TUBOS

LEGENDA – Silvia, técnica do laboratório CDC (esq.), Alcione (ao lado dela) e algumas colaboradoras da Santa Casa durante treinamento desta segunda-feira (7)

 

A Santa Casa de Vinhedo está realizando um treinamento de coleta e armazenamento de tubos junto a colaboradores de diversos setores do hospital. A capacitação teve início nesta segunda-feira (7), terminará na terça e está sendo comandada pela técnica do laboratório CDC Silvia Ângela da Silva Rodrigues.

 

Capacitação ocorreu na UTI e em outros setores do hospital, como o Pronto Socorro e a Clínica Médica

 

O treinamento foi agendado pela enfermeira Alcione Maria Soares dos Passos, Coordenadora do Núcleo de Educação Continuada (NEC) da Santa Casa, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e das clínicas Médica e Cirúrgica da instituição. Nos dois dias, enfermeiros e técnicos em Enfermagem receberão orientações sobre as técnicas de coleta e sequência de preenchimento dos tubos, para evitar a hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos, que pode ocorrer no corpo humano ou durante o processamento do sangue).

 

Treinamento também será feito nesta terça (8) na Santa Casa

 

Silvia mencionou aos colaboradores da UTI, Pronto Socorro, Clínica Médica e demais setores a melhor forma de coleta e armazenamento de tubos de citrato de sódio (usado como anticoagulante), soro com ou sem ativador de coágulo, heparina (medicamento anticoagulante que previne e trata coágulos sanguíneos), EDTA (composto também usado como anticoagulante) e de fluoreto e EDTA. Segundo Alcione, o treinamento é muito importante para capacitar os colaboradores. “Com isso, pode-se obter um resultado fidedigno do exame, evitando a recoleta e reduzindo custos. A atividade presencial nos possibilitou orientar 40 profissionais só nesta segunda-feira”, explicou.

 

“Desde que assumiu como enfermeira da Educação Continuada da Santa Casa, há mais de um ano e meio, e agora como coordenadora dessas áreas, a Alcione valoriza muito a capacitação de nossa equipe. Só qualificando os colaboradores teremos um atendimento melhor e mais humanizado aos munícipes”, completou o provedor do hospital, Julliano Gasparini.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *