PSICÓLOGA DA SANTA CASA ESTIMULA ‘FALAR E OUVIR’ PARA MELHORAR COMUNICAÇÃO DOS COLABORADORES

Pela segunda semana seguida, a psicóloga da Santa Casa de Vinhedo, Juliana de Jesus, colocou em prática uma dinâmica chamada “Comunicação Assertiva”, que visa melhorar a forma com que os colaboradores do hospital se relacionam no ambiente de trabalho e até nos convívios social e familiar. A atividade voltará a ser feita amanhã e quinta-feira (dias 26 e 27) na Sala da Psicologia.

 

A ideia surgiu baseada em experiências pessoais da psicóloga, no “feed back” obtido no hospital junto a pacientes e profissionais de diversos setores e após conversa com a gerente de Enfermagem da instituição, Rosiane Ampudia. “Podemos nos expressar falando, mas também devemos saber ouvir”, definiu Juliana. Ainda segundo ela, a comunicação pode ser assertiva (clara, objetiva e respeitosa), passiva (com hesitação e insegurança) e agressiva (com autoritarismo e imposição).

 

Juliana interage com colaboradoras: “Em três dias, a conversa foi bem produtiva. Realizamos exercícios para identificar como os funcionários se comunicam”

 

“Em três dias, a conversa com os colaboradores foi bem produtiva. Realizamos exercícios para identificar como os funcionários conversam. Os colaboradores, principalmente os mais introspectivos, devem pedir para se expressar, inclusive para seus superiores. Para isso, são necessários postura, tom de voz adequado e controle emocional”, continuou a psicóloga. “Meu primeiro objetivo foi provocar a reflexão nas pessoas. Também conversamos sobre a aplicação prática destes conceitos”, revelou.

 

A pressão no ambiente de trabalho, de acordo com Juliana, pode gerar ruído na comunicação dos indivíduos, assim como o receio por criar conflitos. “Defender um ponto de vista não pode ser motivo para se retrair. Se isso ocorrer, a troca de informações se torna falha, aumentando a chance de ocorrerem erros. No caso da área da Saúde, uma falha na comunicação pode gerar problemas muito sérios”, finalizou Juliana de Jesus.

 

Segundo a psicóloga da Santa Casa (esq.), seu primeiro objetivo foi provocar a reflexão nas pessoas. “Também conversamos sobre a aplicação prática dos conceitos discutidos nos encontros”

 

“Pelo ótimo trabalho de nossa psicóloga, oferecemos ferramentas aos colaboradores para que possam se comunicar melhor, o que vai impactar positivamente na assistência humanizada aos munícipes que aprimoramos a cada dia”, comentou o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.