SANTA CASA, SECRETARIA DE SAÚDE E 192 FAZEM REUNIÃO PARA APERFEIÇOAR ATENDIMENTO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA
Atender melhor a população de Vinhedo, através do alinhamento do fluxo de assistência de urgência/emergência, foi o principal assunto da reunião ocorrida nesta quarta-feira (12) na Santa Casa de Vinhedo, envolvendo a própria instituição, Secretaria de Saúde e Serviço 192. Pelo hospital, participaram o provedor Julliano Gasparini; os médicos que coordenam o Pronto Socorro, Dra. Juliana Freire e Dr. Omar Abbas (gerente dos médicos); a gerente de enfermagem, Rosiane Ampudia; a enfermeira do Núcleo de Educação Continuada (NEC), Alcione Maria Soares dos Passos (coordenadora das clínicas Médica e Cirúrgica e do CCIH); e a enfermeira Luana Tamara (coordenadora do Pronto Socorro Adulto e Infantil).
Também estiveram presentes a diretora de Regulação da Secretaria, Letícia Piaia; a diretora de Urgência e Emergência, Roberta Trajano; a gerente de Urgência e Emergência, Giorgia Bezerra; e Camila Bittencourt, do Serviço 192.

Segundo Letícia, os participantes foram apresentados formalmente aos novos coordenadores do Pronto Socorro da Santa Casa (doutores Omar e Juliana) e discutiram o aprimoramento da assistência de urgência e emergência. “Estamos trabalhando para que o sistema possa funcionar de forma cada vez mais harmoniosa. Isso inclui os pacientes transferidos e a atualização de todos os protocolos”, disse a diretora de regulação. Em breve, seguindo sugestão do Dr. Milver Paschoal, médico que coordena a UPA e o PA da Capela, haverá uma capacitação abrangente com representantes de todas as partes envolvidas, de acordo com Letícia. “Isso deve ocorrer no final de março ou começo de abril”.

Para o Dr. Omar Abbas, as ações discutidas na reunião visam melhorar o atendimento aos pacientes. “Miramos um socorro mais rápido e os cuidados apropriados ao munícipe, de acordo com a complexidade do caso”, resumiu o médico. “O principal objetivo da reunião foi alinhar os fluxos de trabalho com a Secretaria de Saúde e a coordenação médica da UPA e do PA Capela, buscando aprimorar a qualidade e agilizar o atendimento aos pacientes”, emendou a Dra. Juliana Freire.