SANTA CASA DE VINHEDO REALIZA CURSO DE CAPELANIA COM FIÉIS DA IGREJA UNIVERSAL
Duas colaboradoras da Santa Casa de Vinhedo realizaram um curso de capelania junto a um grupo de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus da cidade. O objetivo do treinamento é orientar as pessoas que visitam o hospital para rezar e trazer uma palavra de conforto aos pacientes e seus familiares.
Desde que a atual Provedoria assumiu a gestão da Santa Casa, sob comando do provedor Julliano Gasparini, foi retomado o serviço de capelania voluntária no hospital, com capelães católicos e evangélicos se alternando nos dias de semana para visitar os enfermos e acompanhantes. A partir de agora, fiéis da Universal também marcarão presença no hospital, por isso o treinamento realizado esta semana.
A gerente de Enfermagem da Santa Casa, Rosiane Ampudia, e a enfermeira Alcione Maria Soares dos Passos, coordenadora do Núcleo de Educação Continuada (NEC), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e das clínicas médicas da instituição, passaram informações aos novos capelães da Igreja Universal. “Os participantes da atividade receberam orientações sobre a correta higienização das mãos, como evitar a infecção hospitalar, a necessidade de se fazer orações na porta do quarto em caso de isolamento do paciente e como abordar tanto o enfermo quanto seu parente”, destacou Rosiane.
Alcione revelou que também foram tratados assuntos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o trabalho do Serviço Social e o respeito à privacidade do paciente. “A partir desta conversa, os novos capelães da Universal estarão melhor orientados para poderem dar o apoio religioso tão importante aos enfermos”, contou a enfermeira.
“A Santa Casa respeita a pluralidade das religiões e, depois de muito tempo sem o serviço de capelania, abriu suas portas para representantes das igrejas católica e evangélica, de forma equilibrada, para que eles visitem semanalmente os pacientes e seus acompanhantes”, completou o Provedor do hospital, Julliano Gasparini.