PARA MÉDICO DA SANTA CASA, MULHERES DEVEM SE PREPARAR PARA SEREM MÃES COM FOCO NA SAÚDE DO BEBÊ

O penúltimo mês do ano tem duas campanhas internacionais muito importantes em prol da saúde: o “Novembro Azul” (prevenção ao câncer de próstata) e o “Novembro Roxo”, sobre a prematuridade e os cuidados com recém-nascidos prematuros. Ambas recebem apoio da Santa Casa de Vinhedo, pelo caráter preventivo das iniciativas. No caso do Novembro Roxo, o coordenador do departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO) do hospital, Dr. Adriano Chitacumula, reforça a necessidade de as mulheres aceitarem a gravidez e se prepararem adequadamente para darem à luz focadas na saúde do bebê.

 

Segundo o médico angolano, existem alguns fatores que podem determinar a prematuridade, como no caso de gestantes adolescentes ou acima de 35 anos, mulheres tabagistas ou usuárias de drogas. “Há ainda as que fazem exercícios extenuantes, as estressadas, hipertensas e diabéticas. Mulheres com infecção de urina sem tratamento também podem ter bebês prematuros”, destacou Dr. Adriano.

 

Campanha “Novembro Roxo” reforça a importância dos cuidados com os recém-nascidos prematuros

 

De acordo com ele, o médico que se depara com mulheres com esses fatores deve orientá-las dos riscos e de como prevenir problemas durante a gravidez. “O mais importante é que a gestante e o pai da criança se conscientizem destes riscos. O cigarro, por exemplo, pode causar rompimento da bolsa e retardo de formação do bebê dentro do útero. É fundamental que a mulher aceite a gravidez e realize todo o acompanhamento pré-natal. A mãe tem que entender que seu foco a partir deste instante é o bebê”.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, nascem anualmente cerca de 340 mil bebês prematuros, o equivalente a seis crianças a cada 10 minutos. O médico da Santa Casa revela também que a prematuridade é uma das maiores causas de mortes neonatais. “Quando esse bebê nasce precocemente, seu corpo não está totalmente formado para poder encarar a vida fora do útero. Por isso pode morrer de infecções diversas”, completou Dr. Adriano.

 

Dr. Adriano e equipe de Enfermagem da Santa Casa “vestem a camisa” do Novembro Roxo

 

“Apoiamos toda e qualquer iniciativa focada na prevenção e na conscientização, como as campanhas Novembro Azul e Novembro Roxo”, finalizou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.