SANTA CASA DE VINHEDO AVANÇA NO PROJETO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL ‘MENOS PAPEL’
A Santa Casa de Vinhedo realizou esta semana mais uma reunião para discutir a implantação do projeto “Menos Papel, Mais Economia, Mais Ecologia e Mais Eficiência”. A iniciativa vai viabilizar o Certificado Digital de exames, que garante mais segurança nos resultados, facilitando o diagnóstico do médico. O certificado traz o prontuário e os documentos do paciente, tudo eletrônico, sem a obrigatoriedade de impressão.
Segundo Gabriel Tosto, coordenador do TI da Santa Casa, a Provedoria e todos os setores do hospital avançaram mais uma etapa, que é a identificação em todas as áreas de quais as possíveis dificuldades no uso do Certificado Digital. “Com ele, o papel deixará de existir. Trata-se de uma substituição irreversível”, revelou.
Ainda de acordo com ele, com o treinamento dos colaboradores será possível trabalhar com a nova realidade. “Analisamos a viabilidade financeira da novidade e, claro, a questão estrutural de rede, com os novos pontos de wi-fi instalados no hospital, para que o uso dos tablets adquiridos recentemente possa ser possível. Também compramos um novo servidor para armazenamento dos dados. A partir de agora, cada área apontará suas dificuldades, para que possamos seguir um caminho correto para a mudança. Até o final do primeiro semestre de 2025, deveremos consolidar o Certificado Digital da Santa Casa”, completou Gabriel.
O Certificado vem complementar o uso dos 55 tablets de última geração adquiridos pelo hospital, através de uma verba de R$ 75 mil, resultado da Emenda Impositiva 45, do vereador Pastor Léo Fernandes. Impressoras de etiquetas e celulares novos também foram comprados com esse recurso.
“A informatização total na Santa Casa de Vinhedo vai reduzir cada vez mais o uso de papel, proporcionando mais agilidade e qualidade no atendimento aos pacientes”, destacou o Provedor do hospital, Julliano Gasparini.