PRATAS DA SANTA CASA: MANUEL, DA MANUTENÇÃO, VALORIZA ‘VOLTA POR CIMA’ E BOAS HISTÓRIAS PARA CONTAR
O personagem da semana de “Pratas da Santa Casa”, série de matérias especiais com colaboradores que têm mais de 15 anos no hospital vinhedense, é o coordenador de Manutenção Jovahyr Emanuel Julião. Ele tem 55 anos, 31 deles dedicados à instituição. “Gosto do que faço e de trabalhar na Santa Casa. Passamos por momentos ruins, mas valeu a pena ficar e resistir. Temos agora boas histórias para contar”, destacou.
Manuel, como é conhecido entre os colegas, nasceu em Cafelândia/SP. Veio para Vinhedo com 12 anos e foi admitido no hospital após uma indicação. “Trabalhava numa oficina mecânica que fazia a manutenção das Kombis da Santa Casa. Realizava vários reparos nos veículos. Surgiu a vaga no hospital, fui convidado e aceitei”.
O coordenador sempre fez – e ainda faz – todo tipo de serviço: hidráulico, elétrico e manutenção de equipamentos. “Lembro das freiras coordenando a Enfermagem e a Lavanderia e dos pedidos por consertos via OS, as Ordens de Serviço. A UTI era um quarto só, que atualmente é o quarto 12. A Santa Casa mudou bastante e se modernizou. Atende muito mais pacientes com mais profissionais”, destacou.
A intervenção, em meados da última década, foi uma experiência difícil. Para Manuel, a grande preocupação era que a Santa Casa fechasse as portas. “Tinha meses que recebíamos parte do salário e, dias depois, vinha a outra parcela. Dos cerca de 300 funcionários ficaram menos de 70. Acreditava que o hospital se reergueria. Hoje temos várias reformas em andamento que o deixarão ainda melhor”. A atual Provedoria da Santa Casa, na visão dele, soube trabalhar junto a empresários e políticos para obter recursos e modernizar a instituição. “Olha o tamanho do nosso novo Centro Cirúrgico e da UTI. Agora, com o novo provedor, Julliano Gasparini, tudo está crescendo”, completou o coordenador.
“Esta série especial de reportagens homenageia os profissionais que, com muito amor, passam mais tempo aqui do que ao lado dos familiares e cuidam dos pacientes de forma exemplar. A todos eles, meu respeito e gratidão”, finalizou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.