‘PRATAS DA SANTA CASA’: COZINHEIRA JACIRA CURTE TUDO QUE CONQUISTOU EM 33 ANOS DE HOSPITAL
O personagem da semana de “Pratas da Santa Casa”, série de matérias especiais com colaboradores que têm mais de 15 anos no hospital vinhedense, é a cozinheira Jacira Dias Moreira. Ela tem 67 anos de idade, 33 deles dedicados à instituição. “Não tenho do que reclamar. Por causa da Santa Casa, conquistei minhas coisas: reformei minha casa e comprei meu carro”, revelou.
Jacira começou sua trajetória como copeira. Trabalhou cinco anos na função e aí passou a preparar as refeições. “Na época, os médicos comiam de graça; já os enfermeiros e outros colaboradores tinham um valor pequeno descontado nos salários. Muita gente trazia marmita”, lembrou.
Em determinado momento, a cozinha do hospital passou por reforma. “A gente convivia com pedreiros, um pouco de sujeira da obra e barulho. Mas nada que nos impedisse de servir a comida”. Por falar no espaço em que Jacira atua, ela está feliz com as obras de modernização em andamento, que contam com recursos captados pela AVIPS (Amigos Vinhedenses Pescadores Solidários). “Quero o local em que trabalho melhor e mais bonito”, revelou.
Nestas mais de três décadas de Santa Casa, Jacira viu o hospital crescer, se modernizar e ganhar mais colaboradores. No começo da década passada, a instituição quase fechou por completo, quando da intervenção. “Só ficou o atendimento de urgência. Aquilo me entristeceu e fez com que trabalhássemos mais. Saí em 2013 e retornei cinco anos depois”, recordou.
PANDEMIA
A cozinheira é casada, tem duas filhas e cinco netos. Quando veio a Pandemia da Covid 19 também passamos um momento difícil. Muitos colegas ficaram doentes, menos eu e a Aliria. Ao ser recontratada, era para eu cumprir seis horas, mas uma cozinheira ficou sem poder voltar da Bahia e meu horário então foi prolongado para 12 horas. ‘Morei aqui’ na época”, brincou Jacira.
“Esta série especial de reportagens homenageia os profissionais que, com muito amor, passam mais tempo aqui do que ao lado dos familiares e cuidam dos pacientes de forma exemplar. A todos eles, meu respeito e gratidão”, destacou o Provedor Julliano Gasparini.