FISIOTERAPEUTAS DA SANTA CASA VALORIZAM ‘RECUPERAÇÃO HUMANIZADA’ DOS PACIENTES
No dia 13 de outubro (próximo domingo) é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Estes profissionais são aliados importantes de quem perdeu a capacidade cardiorrespiratória ou teve sua mobilidade reduzida. O papel deles é recuperar quem precisa de reabilitação.
Sobre esta profissão bastante importante, os coordenadores da Fisioterapia da Santa Casa, Thiago Monteiro e Murilo Gianocaro Faquinha, falaram de suas experiências em dois anos de casa. Ambos valorizam a “recuperação humanizada” que praticam no hospital e a necessidade de capacitação permanente. “Nosso trabalho é imprescindível e valorizado pela maioria dos médicos”, conta Thiago. “O que fazemos é colocar novamente em equilíbrio a capacidade funcional da pessoa”, emenda Murilo.
A Pandemia da Covid 19 foi marcante para ambos. Houve casos com final feliz, porém vários deles acabaram com a perda de vidas. “Certa vez, uma grávida pediu para ver seu filho antes de ser entubada. Ela achava que não se recuperaria. Mostramos a foto do bebê e aí ela foi para a UTI. Quinze dias depois a paciente faleceu. Todos choraram demais”, diz Thiago. “Para mim a Covid foi uma mistura de pânico e cansaço. Vi várias pessoas morrendo, incluindo crianças. Por ter um filho, aquilo me marcou”, complementa Murilo.
Para Thiago, a palavra que marca a Fisioterapia é “reabilitação”. A meta é fazer com que a pessoa recupere movimentos. “Ainda executamos protocolos ligados à mobilização do paciente, preocupação com risco de queda, transporte intra-hospitalar e outros”. Murilo reforçou a necessidade de se dedicar a todas as etapas da recuperação. “É gratificante ser reconhecido pelo paciente. Na Pandemia, isso ocorreu inclusive com gente famosa, como o cantor sertanejo Chitãozinho. Ele foi muito gentil. Também cuidamos de um médico que teve AVC e se recuperou totalmente, voltando a trabalhar”, finaliza o fisioterapeuta.
“A Santa Casa agradece aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que, com dedicação, ajudam a transformar a vida de nossos pacientes”, completa o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.