DRA. JULIANA, CIRURGIÃ VASCULAR DA SANTA CASA, ALERTA PARA RISCOS DA TROMBOSE E DÁ DICAS DE PREVENÇÃO

A Dra. Juliana Freire Beneveli, cirurgiã vascular da Santa Casa de Vinhedo, alerta homens e mulheres sobre os riscos da Trombose Venosa Profunda (TVP), além de dar dicas sobre prevenção e de como diagnosticar a doença. Trata-se de uma condição potencialmente grave, na qual um coágulo de sangue se forma nas veias profundas, geralmente das pernas. “Com o aumento dos casos nos últimos anos, é fundamental que as pessoas saibam como reconhecer os sinais e os sintomas da TVP, e também como preveni-la”, disse.

 

Segundo a cirurgiã, alguns sintomas da trombose são: dor e inchaço nos membros, que podem ser acompanhados de vermelhidão – no caso dos membros inferiores, especialmente na panturrilha. “Se a pessoa apresentar essas condições, deve procurar um médico imediatamente. A avaliação em unidades de Pronto Atendimento é importante para o diagnóstico precoce e o exame de Ultrassonografia Doppler Venoso ajuda a confirmar a existência da doença”.

 

Quanto à prevenção à trombose, Dra. Juliana aconselha que os indivíduos se movimentem regularmente e alerta que, se ficarem longos períodos sentados ou deitados, estarão aumentando o risco de TVP. “Caminhar, alongar-se e evitar ficar muito tempo parado ajudam na prevenção. Outras dicas: manter-se hidratado e praticar exercícios físicos regularmente. Isso ajuda a melhorar a circulação”, destacou a especialista.

 

Próximo domingo (13) é o Dia Mundial da Trombose, que marca a conscientização de se prevenir a doença

 

A médica aponta que o uso de meias de compressão pode ser feito em algumas situações de maior risco, como viagens longas ou cirurgias. “O médico poderá indicar o uso desses itens para prevenir a trombose de forma eficaz. Vale reforçar que tanto homens quanto mulheres devem cuidar da saúde vascular e não ignorar os sinais. Se tiverem dúvidas, procurem orientação médica”, finalizou a Dra. Juliana.

 

“O Pronto Atendimento da Santa Casa está sempre à disposição da população para esclarecer dúvidas a respeito da trombose, assim como o nosso Ambulatório, que conta com uma equipe vascular qualificada para atender os pacientes da melhor forma”, completou o Provedor do hospital, Julliano Gasparini.

 

“Caminhar, alongar-se e evitar ficar muito tempo parado ajudam na prevenção à trombose”, orienta a Dra. Juliana Freire Beneveli