PEDIATRA DA SANTA CASA, DRA. GLAUCIA ‘FALA A LÍNGUA’ DAS CRIANÇAS
A Dra. Glaucia Negov de Almeida, pediatra da Santa Casa de Vinhedo, aplica na prática o conceito de “atendimento humanizado”, aprimorado diariamente desde que a atual gestão do hospital assumiu, há 14 meses. Segundo ela, é como se falasse a língua dos pequenos pacientes, brincando e se divertindo com os meninos e meninas.
Foram várias as vezes que a pediatra de 52 anos (pós-graduada em Clínica Médica e Medicina do Trabalho) pegou seu celular para colocar uma música e dançar com os pacientes. “Aproveito para me divertir também”, admitiu. “Abordo a criança de forma carinhosa e delicada. Tento ser melhor diariamente, como médica e como pessoa. Dou ‘bom dia’ e brinco com todo mundo”, receitou.
Dra. Glaucia tem algumas táticas para ganhar a confiança dos “pequenos”. Pede autorização da mãe para passar um pouco de perfume no garoto, ou creme hidratante nas mãos das meninas. “Isso costuma funcionar. Tudo começa pelo carinho. Com os pais, sou transparente; com os filhos, acalmo os mais receosos e tento ganhar a confiança deles. Já vi criança que, em minutos, se apegou tanto a mim que logo sentou no meu colo”.
Com 21 anos de carreira, a médica adota a humanização do atendimento como princípio inegociável. “Todos os pediatras deveriam ser receptivos, mas alguns são mais frios. Fazem várias perguntas, dão o diagnóstico, receitam a medicação e terminam a consulta. Muitas vezes usam uma linguagem de difícil compreensão”, declarou.
Quanto à vocação para a Medicina, Glaucia acredita que nasceu com ela. Quando menina, sempre se preocupou com a saúde das pessoas. E queria ajudar. “Queria fazer o bem a elas. Sou pediatra porque adoro crianças. Sempre ouvi, conversei e busquei entender pacientes e parentes. Já tive casos de mães com problemas em casa me pedirem conselhos. Sempre sugeri soluções focadas no bem-estar da família, incluindo a criança”, finalizou a pediatra.
“Além de competente, a Dra. Glaucia é muito querida na Santa Casa. Cativa os pacientes colocando em prática o atendimento humanizado que nossos cidadãos merecem”, completou o Provedor do hospital, Julliano Gasparini.