‘PRATAS DA SANTA CASA’: ALIRIA FAZ AQUELA COMIDA DELICIOSA HÁ MAIS DE 30 ANOS

O personagem da semana de “Pratas da Santa Casa”, série de matérias especiais com colaboradores que têm mais de 15 anos no hospital vinhedense, é a cozinheira Aliria de Fátima Natal Silva. Ela tem 64 anos de idade, 31 deles dedicados à instituição.

Nascida em São José do Rio Pardo, Aliria veio para Vinhedo com 12 anos. Trabalhou numa tecelagem e, sem conhecer ninguém na Santa Casa, resolveu tentar uma colocação no hospital. “Quando vim conversar, nem tinha currículo. Pedi emprego com a cara e a coragem e consegui. Sempre me dediquei bastante ao serviço”, contou.

Sobre o ambiente de trabalho no hospital, disse que se dá bem com todos. “Antigamente as pessoas eram mais amigas umas das outras, mas não tenho do que reclamar. A Santa Casa se modernizou e cresceu, o que fez a gente da cozinha ter ainda mais trabalho”, brincou. Determinada, a cozinheira começou como copeira e chegou a cuidar do Provedor do hospital, Julliano Gasparini, quando ele era criança. Gosta do que faz e é muito grata à instituição. “Tudo que eu tenho devo à Santa Casa, inclusive minha chácara em Toledo-MG”.

A propriedade, quase na divisa com o estado de São Paulo, é o “porto seguro” de Aliria. Aposentada, ela é casada, tem quatro filhos e quatro netos. “Quando resolver parar de trabalhar, planejo ir para lá plantar mandioca, banana, manga e amora, ao lado do meu marido”, revelou.

Aliria: “Quando sair da Santa Casa, quero fazer isso pela porta da frente, claro, com uma pontinha de saudade”

FILHO NA AUSTRÁLIA

Um dos filhos da cozinheira, Alexandro, vive na Austrália há 15 anos como montador de móveis. Em novembro do ano passado, Aliria foi visitá-lo e lembrou da longa viagem de avião. “Foram dois dias para ir e outros dois para voltar. Ele já me convidou para morar com ele, mas eu quero ficar aqui, ir para minha chácara, cuidar da horta, passear… Curtir a vida. Quando sair da Santa Casa, quero fazer isso pela porta da frente, claro, com uma pontinha de saudade”, completou.

“Esta série especial de reportagens homenageia os profissionais que, com muito amor, passam mais tempo aqui do que ao lado dos familiares e cuidam dos pacientes de forma exemplar. A todos eles, meu respeito e gratidão”, destacou o Provedor Julliano Gasparini.