SANTA CASA FIXA PLACAS AVISANDO QUE COLABORADORES E PACIENTES NÃO PODEM SER FOTOGRAFADOS

A Santa Casa de Vinhedo fixou, em diversos setores, placas orientando que não se pode filmar, gravar ou fotografar pacientes e colaboradores da instituição dentro do hospital sem autorização de quem está sendo mostrado. O objetivo é reforçar o respeito dos direitos constitucionais de propriedade, imagem e privacidade das pessoas.

 

A preservação de tais direitos é garantida pela Constituição Federal e demais leis infraconstitucionais, como o Código Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O infrator está sujeito às sanções previstas em lei, esclarece a Santa Casa.

 

“Pacientes, acompanhantes e colaboradores têm que ser orientados no sentido de respeitar as leis, sem expor através de fotos ou vídeos os indivíduos que transitam pelos nossos corredores, principalmente nas redes sociais”, completa o Provedor do hospital, Julliano Gasparini.

 

Corredor que dá acesso ao Centro Cirúrgico é um dos locais que recebeu a placa que alerta sobre a proibição de gravar ou fotografar colaboradores e pacientes do hospital