GESTANTES NA SANTA CASA RECEBEM DICAS DE AMAMENTAÇÃO E DE COMO DESENGASGAR O BEBÊ

Estudantes de Enfermagem da Faculdade UniAnchieta, de Jundiaí, que fazem estágio na Santa Casa de Vinhedo, participaram na manhã desta quarta-feira (4) de uma atividade de simulação de como as mães de bebês recém-nascidos devem amamentar e proceder se a criança engasgar após mamar no peito. O objetivo do hospital é preparar não só as mulheres que deram à luz como os pais para situações que irão enfrentar nos primeiros dias de vida de seus meninos ou meninas.

Orientados pela enfermeira docente Ana Cláudia Teles, os estagiários utilizaram uma pequena almofada (simulando uma mama) e um boneco de pano para mostrar as duas situações, sob os olhares atentos de mamães ainda internadas na Maternidade e os papais que as acompanhavam.

Estudante de Enfermagem usa uma pequena almofada (simulando uma mama) para orientar as novas mães como amamentar

“Atuamos junto às faculdades e escolas técnicas que enviam para cá os futuros enfermeiros no sentido de incentivar este ‘treinamento’, que orienta os parentes do bebê a proceder da forma correta na hora de amamentar e, se necessário, desengasgar a criança. De um lado, os estudantes aperfeiçoam na prática o que aprenderam na sala de aula e, do outro, ajudamos os pais a cuidar melhor dos recém-nascidos”, destacou Alcione Maria Soares dos Passos, enfermeira do Núcleo de Educação Continuada da Santa Casa.

A Santa Casa também recebe estudantes para estágio de três escolas técnicas (CETEC Jundiaí), Grau Técnico Jundiaí e Interativo Valinhos) e da Faculdade Anhanguera de Valinhos.

“Essas simulações são parte da estratégia da atual Provedoria do hospital de aprimorar o atendimento humanizado que, há 14 meses, norteia nosso trabalho no dia a dia”, completou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.

Orientação, se o bebê continuar engasgado, é deitá-lo de frente e usar os dedos indicador e médio para pressionar no meio do peito