ENFERMEIROS DA SANTA CASA PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE CUIDADOS COM PACIENTES OSTOMIZADOS

Enfermeiros e técnicos de Enfermagem da Santa Casa de Vinhedo participaram de um treinamento sobre os cuidados com pacientes ostomizados, ou seja, que precisaram passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura de comunicação com o meio exterior. Este caminho alternativo é para a saída de fezes ou urina ou para auxiliar na respiração ou alimentação.

A capacitação foi comandada pela enfermeira e fisioterapeuta Cláudia Pinto, da empresa Hollister, que tem na Max Medical seu distribuidor autorizado para realizar treinamentos em hospitais e clínicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A enfermeira esteve acompanhada pela colega de profissão Thais Taynã, da Max Medical.

No treinamento, colaboradores da Santa Casa receberam dicas e orientações para a colocação e retirada da bolsa de ostomia

Cláudia passou dicas e orientações para a colocação e retirada da bolsa de ostomia. “Estamos reciclando nosso treinamento, com informações muito importantes a estes profissionais de Saúde”, disse Cláudia. “Atividades como essa são fundamentais para melhorar a condição do paciente no dia a dia do tratamento. Vamos seguir organizando estes eventos, sempre com temas para todas as especialidades”, emendou enfermeira do Núcleo de Educação Continuada da Santa Casa de Vinhedo, Alcione Maria Soares dos Passos.

“O atendimento humanizado que a atual Gestão do hospital vem implantando há mais de um ano inclui este tipo de cuidado especial nos tratamentos em geral e aos ostomizados, que só serão aperfeiçoados com treinamentos como o realizado para os enfermeiros e técnicos”, completou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.

Cláudia: “Estamos reciclando nosso treinamento, com informações muito importantes a estes profissionais de Saúde”