ESPECIAL ‘PRATAS DA SANTA CASA’: CIDA, A SINDICALISTA, VALORIZA RELAÇÕES MAIS HUMANIZADAS

Maria Aparecida dos Santos é a personagem da semana de “Pratas da Santa Casa”, série de matérias especiais com colaboradores que têm mais de 15 anos de bons serviços prestados ao hospital. Mais conhecida por Cida, ela tem mais de três décadas de dedicação à instituição. É técnica em Enfermagem e fica na Central de Materiais Esterilizados (CME).

Nascida em Nova Andradina/SP, ela mora em Valinhos e conta que, nestes 31 anos de casa, ficou 25 atuando no Centro Cirúrgico. “Me dou bem com todos aqui. Sou do tempo em que a gente trabalhava com as irmãs de caridade. O hospital era administrado pelas freiras e, de lá para cá, muita coisa mudou. A relação entre as pessoas está mais humanizada nos dias atuais”, revela.

A técnica em Enfermagem ficou bastante feliz em ser homenageada pela Provedoria da Santa Casa. Ganhou uma caneca cheia de doces e que lembra os anos de contribuição ao hospital. “Muito me orgulham as melhorias feitas pela atual Gestão. Temos equipamentos modernos com tecnologia de ponta a serviço dos pacientes”, elogia.

Em 1993, Cida trabalhava na Prefeitura de Valinhos e foi dispensada. Resolveu viajar de férias para descansar e, um mês depois, foi procurada pela Santa Casa de Vinhedo. “A princípio, era para eu ficar um ano, mas estou aqui desde então. Fiz um concurso em Campinas, passei e tudo indicava que mudaria de emprego. Fiquei na Santa Casa”.

Cida com a caneca que ganhou da Provedoria pelos 31 anos de Santa Casa: “Muito me orgulham as melhorias feitas pela atual Gestão do hospital”

REPRESENTANTE SINDICAL

Maria Aparecida fez curso de especialização em Técnica em Enfermagem. Logo, passou a exercer o cargo de representante sindical e representa o Sindicato dos Estabelecimentos da Saúde de Campinas e Região (Sinsaúde) na Santa Casa de Vinhedo. “Nossa atividade é difícil, às vezes muito estressante, por isso busco fazer o melhor sempre, negociar, reivindicar… Esse meu lado ativo eu tenho desde quando era criança”, completa.

“A série especial de reportagens homenageia os profissionais que, com muito amor, passam mais tempo aqui do que ao lado dos familiares e cuidam dos pacientes de forma exemplar. A todos eles, meu respeito e gratidão”, finaliza o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.