PSICÓLOGA DA SANTA CASA REFORÇA IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE EMOCIONAL

Em 27 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Psicólogo. Nesta data, em 1962, foi sancionada a lei que ratifica a Psicologia como profissão no Brasil. Na Santa Casa de Vinhedo, a ciência é uma importante ferramenta para colaboradores e pacientes manterem saudável sua saúde emocional, através do trabalho da profissional Juliana de Jesus.

Nestes 62 anos de reconhecimento da profissão (por coincidência a mesma idade da Santa Casa), Juliana está atenta às demandas da instituição. “A Psicologia não serve apenas para oferecer escuta. A busca por este suporte tem aumentado e os colaboradores reconhecem a importância de se cuidar”, avaliou.

A profissional destacou alguns casos com os quais lidou. “Um profissional de luto tinha crises de ansiedade. Sabia que poderia a qualquer momento entrar em contato com o luto de um paciente e achava que não daria conta. Ajudei-o a se fortalecer”. Em outra ocasião, Juliana lidou com uma colaboradora que acompanhava um paciente. “Ajudei-a a reconhecer a importância do seu papel na vida do paciente, que faleceu. Ela compreendeu melhor a situação”, revelou.

A imprensa tem veiculado regularmente matérias valorizando cada vez mais a Saúde Emocional no ambiente corporativo. Para a psicóloga, a Lei 14.831, que instituiu o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, veio para provocar as instituições sobre a importância de oferecer assistência na Pandemia. “A Covid-19 foi o grande divisor de água para a saúde mental, pois não havia nenhum tipo de preparo para lidar com um vírus tão letal. A responsabilidade das instituições foi despertada”.

Juliana conversa individualmente com colaboradores e pacientes, além de fazer palestras regulares com funcionários

CUIDAR DE QUEM CUIDA

O lema que norteia do atendimento humanizado da Santa Casa, instituído pelo Provedor Julliano Gasparini – “Cuidar de quem cuida” – é uma espécie de mantra da atuação de Juliana. “Seguimos firmes neste propósito. Me sinto incorporada à dinâmica do hospital e abençoada por trabalhar com pessoas com capacidades técnicas e humanas diferenciadas como as da Provedoria, Corpo Médico, enfermeiros e demais colaboradores. Todos me dão muito orgulho e alegria, aprendendo e somando com eles”, finalizou.