EM 6 MESES, SANTA CASA REDUZ PELA METADE O TEMPO DE ACOMODAÇÃO DE PACIENTES

O trabalho do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da Santa Casa de Vinhedo, criado no início do ano, já deu bons frutos em benefício dos pacientes. Comparando o primeiro semestre deste ano com os seis últimos meses de 2023, quando a mudança de protocolos ainda não tinha ocorrido, o hospital registrou redução de quatro para duas horas do tempo máximo de acomodação no leito (nos dias sem superlotação).

Segundo a coordenadora do NIR, Vera de Paula Nascimento, os colaboradores estão focados na melhoria dos processos internos, visando otimizar – com critério e qualidade – a assistência às pessoas nos quartos. “Estamos aperfeiçoando a higienização e transferência de leitos, preparo de documentos para alta hospitalar, prescrição médica e exames. Há uma maior integração intersetorial no nosso dia a dia”, explicou Vera.

Ela lembra que as medidas tomadas pelas equipes da instituição foram desafiadoras. “Hoje, podemos fazer uma leitura mais apurada da situação, com a ajuda de iniciativas como a criação de um grupo de WhatsApp, no qual as enfermeiras, médicos, Provedoria e diretoria jurídica analisam a demanda, a ocupação de leitos e as necessidades do paciente”.

Rosiane (esq.), Marília e Vera analisam quadro que mostra acomodação de pacientes nos leitos

Também foi adotado o procedimento conhecido por “bate-mapa”, em que todas as áreas avaliam a disponibilidade de quartos, os pacientes que passarão por cirurgia e as vagas na UTI. Tudo adequado à determinação do Ministério da Saúde. “É gratificante o que já conquistamos, mas nossa luta é diária”, contou a enfermeira Marília Ferdin Rosate. “O NIR existe para somar e qualificar o planejamento de nossas internações e altas”, emendou a gerente de Enfermagem da Santa Casa, Rosiane Ampudia.

“Estamos aperfeiçoando a gestão de leitos, o que já está resultando em agilidade para acomodar bem nossos pacientes”, afirmou o médico regulador do NIR, Dr. Omar Abbas.

“Ainda em 2024, vamos baixar para menos de uma hora o tempo de acomodação no leito, do pedido de internação à preparação do quarto, que é o padrão dos melhores hospitais particulares do Brasil. Isso para seguirmos atendendo mais e melhor nossos pacientes”, completou o Provedor Julliano Gasparini.

Provedoria e membros do NIR se reuniram na última terça (13) para avaliar trabalho e planejar o 2º semestre

Dr. Omar Abbas, entre Vera (esq.) e Marília: “Estamos aperfeiçoando a gestão de leitos”, destaca o médico regulador do NIR