ENFERMEIROS DA SANTA CASA SÃO VOLUNTÁRIOS EM CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS NA CAPELA

Seis enfermeiros docentes da Santa Casa de Vinhedo iniciaram participação esta semana, de forma voluntária, no Curso de Cuidador de Idosos do Projeto Social Mãos em Ação, que beneficia pessoas de baixa renda no Bairro da Capela. Os colaboradores vão ajudar os inscritos ensinando a forma mais acolhedora de assistir homens e mulheres da Terceira Idade, para que tenham uma vida melhor, após receberem ensinamentos valiosos para mantê-los com saúde e bem cuidados com relação a remédios e tratamentos, caso estes sejam necessários.

O curso teve início no dia 7 de agosto. A primeira turma se formará depois da última aula da primeira turma, em 25 de setembro. Outras turmas serão formadas a partir desta. A primeira palestra foi da gerente de Enfermagem da Santa Casa, Rosiane Cristina Rosa Ampudia. Os alunos do módulo inicial da atividade foram saudados pelo Provedor do hospital, Julliano Gasparini; a advogada Dra. Beatriz Cavalli e a enfermeira do Núcleo de Educação Continuada, Alcione Maria Soares dos Passos.

“Abraçamos a causa para contribuir com o projeto. Nossos enfermeiros docentes vão falar para os futuros cuidadores sempre fora do horário de expediente. Ao todo, 13 pessoas estão neste primeiro módulo. Abordaremos como dar banho nos idosos, a aferição de pressão arterial e os cuidados com o armazenamento de remédios em casa”, contou Rosiane.

“A equipe do hospital que vai ensinar no curso é do mais alto gabarito, além de ser apaixonada pelo que faz. Vamos passar conhecimentos e vivências baseados na filosofia adotada na Santa Casa, que é de atendimento humanizado aos idosos e demais pacientes. Estamos trazendo para fora da instituição nosso modo de cuidar das pessoas, com amor, paciência e acolhimento”, emendou o Provedor Julliano Gasparini.

Além de Rosiane e Alcione, participarão do curso a coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil, Tayná Montesino; e os também enfermeiros Maria Socorro Silva, Kelly Regina Pereira de Souza e Marco Antonio da Silva Souza. As aulas serão dadas no espaço que pertence a Monica Kleemann, parceira da Santa Casa quando há eventos da instituição na Capela.

Atrás dos alunos do curso, em pé, Monica Kleemann (esq.), Rosiane, Alcione, Dra. Beatriz Cavalli e o Provedor da Santa Casa Julliano Gasparini