SANTA CASA IMPLANTA PROGRAMA QUE ARMAZENA EXAMES E LAUDOS, REDUZINDO USO DE PAPEL

O projeto “Menos Papel, Mais Economia, Mais Ecologia e Mais Eficiência”, de informatização total da Santa Casa de Vinhedo, segue a todo vapor. O hospital está investindo em tecnologia de ponta para agilizar e melhorar ainda mais o trabalho de médicos e enfermeiras no atendimento aos pacientes.

Foi implantado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI) o programa “E-people”, que armazena qualquer exame ou laudo feito na Santa Casa. Com o software, profissionais de saúde e o próprio cidadão podem conferir o resultado de ultrassonografia, raio-x e mamografia assim que ele for inserido no sistema. O paciente recebe do Centro de Imagem um protocolo contendo o QR Code do procedimento ou o site para ter acesso ao exame.

Programa “E-people”, que armazena qualquer exame ou laudo feito na Santa Casa, permite que profissionais de saúde e o próprio cidadão confiram o resultado de qualquer procedimento, como um raio-x, assim que ele for inserido no sistema

“São muitas as vantagens do E-people, a começar pela economia para o hospital de papel e toner de impressora, o que faz muito bem ao Meio Ambiente. Para os médicos, a novidade está sendo ainda mais importante porque eles terão condições de analisar o caso do cidadão com maior nitidez, ampliando o exame se acharem necessário para um diagnóstico ainda mais preciso”, destaca Gabriel Tosto, coordenador do TI da Santa Casa.

O próximo passo do projeto “Menos Papel, Mais Economia, Mais Ecologia e Mais Eficiência” é o Certificado Digital de exames, que garante mais segurança nos resultados. O certificado traz o prontuário e os documentos do paciente, tudo eletrônico, sem a obrigatoriedade de impressão. A novidade deve estar à disposição até dezembro deste ano.

“A informatização total na Santa Casa de Vinhedo é um processo sem volta. Através de uma verba de R$ 75 mil, resultado da Emenda Impositiva 45, do vereador Pastor Léo Fernandes, o hospital adquiriu 55 tablets de última geração, impressoras de etiquetas e celulares novos. Iniciamos pela cozinha a implantação do sistema de identificação facial, que logo estará em outros setores da instituição. Cada vez mais vamos reduzir o uso de papel e teremos mais agilidade e qualidade no atendimento”, completa o Provedor do hospital, Julliano Gasparini.

Menu dos exames a serem analisados pelo médico de maneira on-line