NA SANTA CASA, SELEÇÃO E TREINAMENTO DE CANDIDATOS SÃO COM A ENFERMEIRA ALCIONE

A Santa Casa de Vinhedo tem um detalhado processo seletivo que antecede a admissão de enfermeiros e técnicos em Enfermagem. A seleção e o treinamento são funções da enfermeira do Núcleo de Educação Continuada, Alcione Maria Soares dos Passos, que está há cinco anos no hospital (três deles no Núcleo) e coloca em prática seus conhecimentos de 22 anos de formação em Enfermagem.

Tão minucioso quanto o conjunto de atividades que ela exerce é a quantidade de cursos que enriquecem seu currículo. Alcione é pós-graduada em MBA de Gestão Empresarial, Docência (que a permite dar aulas), Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização (CME) e Enfermagem no Trabalho – este último ainda em andamento.

Alcione: “Eu foco no problema e em sua solução, não na pessoa. Digo que ela tem que melhorar, mas se isso não ocorrer busco quem tenha o perfil necessário. Penso na Santa Casa em primeiro lugar”

Com 46 anos, a colaboradora também comanda a importante Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Na seleção de candidatos, começo pela triagem dos currículos, com prioridade para recém-formados de Vinhedo, Louveira, Valinhos ou Campinas. O passo seguinte é uma prova de 15 questões, de múltipla escolha e dissertativas”, revelou.

Alcione também faz testes de perfil, nos quais o candidato deve, por escrito, mostrar liderança e trabalho em equipe. “Na entrevista presencial, o profissional tem que ter boa aparência, contar sua experiência e mostrar humanização, ética e postura”.

Após vencer estas etapas, a pessoa passa por uma integração com o RH, Segurança no Trabalho e Assistência Social e é apresentada à Provedoria. A integração é feita com apoio da gerente de Enfermagem do hospital, Rosiane Ampudia. Se aprovado, o candidato inicia o trabalho por três meses, período de experiência em que seguirá sendo avaliado.

“Se ele não for bem em qualquer aspecto poderá ser dispensado. Eu foco no problema e em sua solução, não na pessoa. Digo que ela tem que melhorar, mas se isso não ocorrer busco quem tenha o perfil necessário. Penso na Santa Casa em primeiro lugar”, revelou.

“O trabalho exercido pela enfermeira Alcione é essencial para que tenhamos o atendimento humanizado que os pacientes merecem e que a atual gestão busca consolidar a cada dia”, disse o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.