SANTA CASA FAZ NEUROCIRURGIA DE ALTO RISCO, ANTES SÓ REALIZADA POR HOSPITAIS PARTICULARES
A Santa Casa de Vinhedo segue investindo na ampliação das especialidades oferecidas a pacientes SUS, com serviços e profissionais do mais alto nível. Na última terça-feira (23), o coordenador da Neurocirurgia do hospital, Dr. Urbano Duran Chamadoiro Neto, e equipe realizaram uma neurocirurgia de alta complexidade – e risco – em uma paciente de 71 anos que tinha um aneurisma. O procedimento, segundo o médico, há pouco tempo só era feito em grandes hospitais particulares de Campinas e de São Paulo.
“Nós colocamos uma espécie de clipe fechando a artéria da idosa, que se recupera muito bem. Esta é uma patologia extremamente letal. O risco de óbito nestes pacientes chega a 50%, ainda mais no caso dela, que tinha um aneurisma com nove milímetros de diâmetro. É uma ‘bomba-relógio’, que poderia explodir a qualquer momento”, explicou o Dr. Urbano.
Cirurgias de alta complexidade como essa são realizadas pelo especialista na Santa Casa há cinco meses. “É um privilégio fazer parte desta equipe. O trabalho, apoiado pelo Provedor Julliano Gasparini e sua diretoria, vem dando ótimos frutos. Estamos oferecendo estes procedimentos a pacientes de Vinhedo e Região, perto de suas casas, e salvando vidas, pois muitos deles não podem esperar. Alguns aguardam há anos por neurocirurgias”, emendou o médico.
“Nosso trabalho é atender cada vez melhor os pacientes, abrindo o leque de especialidades e dando saúde e bem-estar a quem mais precisa. Na Santa Casa de Vinhedo, é possível fazer este tipo de cirurgia com a mesma qualidade e resultado dos grandes hospitais particulares, o que muito nos orgulha”, destacou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.