LAVANDERIA DA SANTA CASA DE VINHEDO CUIDA DE QUASE 900 QUILOS DE ROUPAS POR DIA
A lavanderia da Santa Casa de Vinhedo cuida de um volume que chega a quase 900 quilos de roupas a cada dia. Nesse total estão os enxovais utilizados no hospital (camas e macas do Pronto Atendimento SUS e Convênios, quartos SUS e Convênios, leitos da Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico), além dos uniformes utilizados por médicos e equipes de Enfermagem.
O setor trabalha 24 horas por dia, sem interrupção. O volume varia. Nos dias em que há grande número de cirurgias, o total de peças que passam pela lavanderia chega aos 845 quilos.
As peças são separadas e colocadas numa das duas máquinas lavadoras. Depois vão para a centrífuga (o hospital mantém duas) e em uma das três secadoras. Depois de secas, as peças passam por uma calandra, um aparelho que deixa cada lençol, fronha, coberta passado. O processo termina com tudo dobrado e embalado em sacos plásticos para serem retirados e voltarem a circular.
A supervisora de Higiene, Lavanderia e Costura Cleusa Maria Contato é a responsável pelo setor ao lado da encarregada Juliana Trevisan. São 18 colaboradores, que trabalham em quatro plantões.
A equipe é composta pelos colaboradores Edmilson, Maria Aparecida (a ‘Índia’), Maria de Lourdes, Cosmes, Andreia, Amanda, Maria Socorro, Tereza, Renilda Izabel, Nazaré, Maria Aparecida, Sara, Maria das Dores, Osmani, Márcia e Maria Silva, Sangia e Vilma (camareira).
O Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, comenta que a lavanderia é um setor estratégico para o bom andamento dos trabalhos do hospital. “Afinal, são quase 30 toneladas de peças por mês mantidas em excelente estado, em processo que segue as diretrizes da Saúde. Além disso, o fato de mantermos nossa estrutura também ajuda a economizar gastos para a Santa Casa”, completa Julliano.