SANTA CASA TEM AUMENTO DE 200% NOS ATENDIMENTOS E HÁ UMA SEMANA REGISTRA SUPERLOTAÇÃO

Desde fevereiro a Santa Casa de Vinhedo vem registrando aumento crescente nos casos de Dengue e Covid em seu PA (Pronto Atendimento) SUS e Convênios. Entretanto, nesta semana, houve aumento de 194,87% de atendimentos comparando o mês de março de 2024 com abril.

Já quando a comparação é feita com abril de 2019, ou seja, antes da pandemia, o aumento foi de 110% no total de atendimentos no PA. Isto tem impactado na espera, e consequentemente, na demora de resultados de exames, devido à grande movimentação.

Diante do aumento da demanda geral de saúde em todo o Estado de São Paulo e Brasil, a Santa Casa de Vinhedo, juntamente com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, segue trabalhando para diminuir sobrecargas no Pronto Socorro.

O Provedor da Santa Casa Julliano Gasparini informa que o hospital está fazendo tudo o que é possível para diminuir o tempo de espera entre consultas e atendimentos, neste período de epidemia. Providências foram tomadas com a contratação de mais médicos, técnicos somente para coleta de sangue e outros materiais, e a inclusão de uma operadora de corredor para auxiliar a dar andamento no fluxo de atendimento. Também há um médico reavaliador na área de Observação, para otimizar as consultas.

“Essas decisões foram tomadas e estão sendo implantadas também por conta da decretação do estado de emergência no município”, afirma Julliano, referindo-se a um decreto assinado pelo prefeito Dr. Dario Pacheco em 18 de março último.

“Nestes últimos meses todos os hospitais têm registrado uma enorme alta nos atendimentos, seja por conta da dengue ou por de outras doenças. A Santa Casa de Vinhedo, por conta dos investimentos que estamos fazendo, segue ampliando o seu atendimento e, ao mesmo tempo, sendo penalizada, porque acabamos recebendo pacientes também dos municípios vizinhos, o que aumenta o tempo de espera. Vamos seguir fazendo a nossa parte”.