MARIA COMPLETA 8 ANOS CONFECCIONANDO UNIFORMES E ENXOVAIS DA SANTA CASA DE VINHEDO

Há oito anos que os uniformes utilizados pelas equipes médicas e de Enfermagem da Santa Casa de Vinhedo são produzidos pelas mãos e pelo olhar atento de Maria Nascimento Ferreira.

Esta paranaense natural de Nova América da Colina começou a trabalhar no hospital em 3 de fevereiro de 2016 – sempre como costureira.

Ela aprendeu a profissão olhando e ajudando a mãe a produzir peças ou fazer consertos nas roupas que apareciam – um trabalho que ajudava a compor a renda da família.

Era uma época em que a máquina de costura utilizada pela mãe ainda tinha pedais para impulsionar o mecanismo.

Maria trabalhou em uma confecção antes de chegar na Santa Casa. De suas mãos saem os conjuntos privativos (utilizados pelos médicos e enfermeiros como forma de diminuir riscos de transmissão de infecção) e os jogos de enxoval (lençóis e fronhas que são utilizados nos leitos do hospital).

São aproximadamente 15 conjuntos ou 30 jogos de lençóis produzidos, em média, por dia – uma verdadeira ‘confecção’ nas mãos de Maria.

O trabalho recebe elogios e reconhecimento por parte dos colegas. O Provedor Julliano Gasparini ressalta a importância de ter uma colaboradora como Maria na equipe.

“Maria é uma costureira de mão cheia e, mais que isso, é uma pessoa querida por todos. No hospital, ela exerce um papel fundamental, porque podemos confeccionar nossos próprios enxovais e uniformes, economizando e ao mesmo tempo garantindo qualidade no processo”, comenta Julliano.