SANTA CASA DE VINHEDO SEGUE COM PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAR UTI CORONARIANA

A Santa Casa de Vinhedo segue planejando a implantação de uma unidade de UTI Coronariana no hospital – uma segunda reunião para discutir o assunto aconteceu esta semana entre Diretores Clínicos e Provedoria.

O Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, lembra que a Unidade Coronariana conta com total apoio do prefeito Dr. Dario Pacheco – e acredita que a união de forças (também com os vereadores) poderá fazer com que o projeto ganhe corpo.

“Temos conversado para estudar o local mais adequado e viável para receber a UTI Coronariana”, prossegue Julliano. Os estudos têm indicado que uma possibilidade é que a Unidade ocupe uma área do Day Hospital – outro projeto a ser implantado em breve.

Na reunião realizada na última semana participaram Dr. Roberto Abib (Diretor Técnico), Dr. João Marcos Gomes (Diretor Clínico), Dr. Omar Abbas (Coordenador dos Médicos Hospitalistas), Dr. Andreas Knoch (coordenador da UTI) e a Diretora Jurídica Dra. Sandra Viel. O Dr. Adriano Chitacumula, Diretor de AIH, não pôde estar presente.

“A questão é que nós sabemos o quanto a Unidade Coronariana é importante tanto para a cidade e região quanto para o próprio hospital”, comenta Julliano. “Vamos seguir avançando nos estudos de um projeto que possa ser implantado”, afirma.

Julliano lembra que uma emenda impositiva do deputado federal Carlos Sampaio destina uma parte de verba para essa finalidade.

Um dos que atuam no projeto, o Dr. João Marcos Gomes informa que a ideia é ter 11 leitos – sendo um destes leitos para isolamento. “A Unidade Coronariana permite economia de gestão, porque os casos são de resolução rápida, o que ocasiona que possamos desafogar o Pronto Atendimento e a própria UTI geral”, acredita.

Outra vantagem descrita pelo Dr. João Marcos Gomes é que uma equipe que ele define como “enxuta” dá conta de gerir os leitos da Unidade Coronariana. Além disso, essa equipe será altamente especializada, formada unicamente por cardiologistas de plantão.

“O projeto prevê também que a coordenação da Enfermagem seja executada por profissional que tenha especialização em Unidade Coronariana”, explica.

O custo para a implantação de uma Unidade Coronariana é estimado entre R$ 2 milhões a R$ 2,5 milhões, entre investimentos com o espaço físico e equipamentos.