COM ‘NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA’, SANTA CASA GARANTE RECICLAGEM E APERFEIÇOAMENTO DAS EQUIPES DE ENFERMAGEM

Sete eventos realizados nos últimos meses e cerca de 40 cursos, oficinas ou treinamentos que são ministrados ao longo do ano.

Estes são alguns dos números que mostram a importância do trabalho realizado pelo Núcleo de Educação Continuada (NEC) da Santa Casa de Vinhedo.

Entre alguns eventos recentes, o NEC participou ou ajudou a organizar o Setembro Amarelo (relativo aos cuidados com a saúde mental), Outubro Rosa (cujo foco é no câncer de mama) e Novembro Azul (em que se alerta para os cuidados com a saúde do homem).

Alcione dos Passos, enfermeira responsável pelo Núcleo, lembra que são realizados inúmeros treinamentos a cada ano. O foco é na capacitação permanente das equipes de Enfermagem do hospital.

Entre as oficinas, cursos e capacitações oferecidos estão temas como Aleitamento Materno, Segurança do Paciente, Comunicação Efetiva e Gestão do Centro Cirúrgico.

São assuntos que dizem respeito ao dia a dia do hospital e que são repassados para as equipes para garantir que os protocolos sejam seguidos.

Também são oferecidas palestras ou oficinas por profissionais convidados pela Santa Casa, como aconteceu recentemente, por exemplo, com a Igreja Huios, cuja representante Jaqueline Franco, falou para as colaboradoras do hospital sob o tema ‘Cuidar de quem cuida: priorize o autocuidado’.

Alcione lembra que o NEC mantém uma programação para que as atividades possam chegar aos colaboradores de todos os plantões, independentemente do horário em que atuam.