COM APOIO DA PROVEDORIA, PAOLA MARCONI BUSCA RESGATAR HISTÓRIA E MEMÓRIA DA SANTA CASA DE VINHEDO

Preservar a memória, resgatar a história e as histórias da Santa Casa de Vinhedo. Estes são os desafios que movem o dia a dia de Paola Fortunato Marconi, 2ª Secretária da atual Mesa Administrativa, mas com participação de muitos anos no hospital.

Paola recebeu a missão durante uma conversa com o Provedor Julliano Gasparini. “Nada mais lógico que confiar essa tarefa a alguém que tem esse amor pela história da Santa Casa”, comenta Julliano.

Nesse sentido, a 2ª Secretária tem inúmeros documentos que está estudando e vasculhando – tudo para trazer nomes, datas, pessoas e acontecimentos que marcaram essas mais de seis décadas do hospital.

Entre esses, estão as histórias ligadas à Ordem da Imaculada Conceição de Maria – histórias que envolvem as Irmãs Petronilha, Laura, Inês e Maria Aparecida.

Nas visitas que faz à Santa Casa, Paola leva ideias a Julliano – como o resgate e a exposição de máquinas, fotos e equipamentos em geral que, pouco a pouco, passam a ganhar lugar no corredor que dá acesso para o salão em que está a Galeria dos Provedores.

Como exemplos, vale citar uma máquina de calcular que foi usada pelo então Provedor Edenor João Tasca, o ‘Dino’ – pai de Alexandre Tasca e que exerceu o cargo entre 1989 e 1992.

“É um trabalho que me enche de prazer e orgulho. Espero poder contribuir para resgatar histórias que foram fundamentais para a Santa Casa”, comenta Paola.

Gasparini, por sua vez, confia que a história e a memória devem ser trazidas de volta para, por um lado, reconhecer e homenagear o mérito dos que passaram pela Santa Casa e, por outro, impulsionar aqueles que virão no futuro da instituição.