EM LIVE, MÉDICO INFECTOLOGISTA DA SANTA CASA DE VINHEDO DETALHA RISCOS DA FEBRE MACULOSA

O médico infectologista André Giglio Bueno participou de live transmitida pelo youtube, em que o foco foi a febre maculosa.

A live foi transmitida através da página da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional São Paulo. O Dr. André também é Professor da disciplina de Infectologia na Faculdade de Medicina da PUC-Campinas. Ele expôs características e peculiaridades da febre maculosa para profissionais de Clínica Geral.

Abordou questões sobre a bactéria, o carrapato e a capivara, animal que é o principal hospedeiro da bactéria.

E lembrou, referindo-se ao ciclo de vida do carrapato-estrela, que esta época do ano é da fase de ‘ninfa’, caracterizada por um comportamento mais agressivo do carrapato.

O Dr. André deixou um alerta: pessoas que frequentaram ‘áreas de risco’ (locais com gramado e presença de animais como capivaras) e que passem a apresentar febre e dores pelo corpo devem ficar atentas e buscar tratamento médico – mesmo após não encontrar carrapatos pelo corpo.

Ao menor sintoma de dores ou febre, as pessoas devem procurar um médico para, justamente, evitar esse risco. A febre maculosa demora de dois a 14 dias, em média, para se manifestar – contados a partir da picada do carrapato, que é o transmissor da doença.

A palestra do Dr. André está disponível na íntegra, neste link.